Geral
Presidente da Câmara dos Comuns britânica quer reconvocar deputados ‘sem demora’
O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, disse receber de bom grado o julgamento da Suprema Corte britânica de que a suspensão do Parlamento foi ilegal. Ele afirmou que a Casa tem de ser convocada “sem demora” e vai consultar os líderes partidários com urgência.
“Os juízes rejeitaram a alegação do governo de que fechar o Parlamento por cinco semanas foi meramente prática padrão para permitir um novo Discurso à Rainha”, declarou Bercow em nota. “Ao alcançar a sua conclusão, eles justificaram o direito e dever do Parlamento de se reunir nesta hora crucial para escrutinar o Executivo e instar ministros a prestar contas.”
Mais cedo, a Suprema Corte determinou que a suspensão do Parlamento fosse anulada. Segundo o veredicto, o primeiro-ministro Boris Johnson abusou de sua autoridade ao aconselhar a rainha Elizabeth II que suspendesse os trabalhos do Parlamento entre 9 de setembro e 14 de outubro.
O tribunal afirmou que o Parlamento tem direito de participar do debate sobre o Brexit e deve iniciar as providências para retomar os trabalhos.
Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados