Geral
Alonso diz que deixa Mundial de Endurance após prova em Le Mans: ‘Novos desafios’
O piloto espanhol Fernando Alonso anunciou nesta quarta-feira que deixará a disputa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC, na sigla em inglês) após participar da corrida que marca o final da temporada da categoria: as 24 Horas de Le Mans, na França, entre os dias 15 e 16 de junho.
O bicampeão mundial de Fórmula 1 anunciou, em conjunto com a Toyota, que vai “encarar novos desafios”, e indicou que deve continuar correndo pela equipe japonesa. Recentemente, o espanhol viajou à África do Sul para testar uma Toyota Hilux preparada para uma prova de rali.
“Adorei fazer parte da Toyota no Mundial de Endurance, mas este capítulo está se encerrando”, disse o espanhol ao site oficial da equipe. “Agora é hora de encarar novos desafios e há muitas oportunidades para explorar dentro da Toyota”, emendou o piloto, que será substituído pelo neozelandês Brendon Hartley, duas vezes campeão da WEC, correndo pela Porsche.
Com 135 pontos, Alonso ocupa a liderança do campeonato, completando o trio ao lado do suíço Sebastian Buemi e do japonês Kazuki Nakajima. O britânico Mike Conway, o japonês Kamui Kobayashi e o argentino José María López, também da Toyota, somam 120 pontos e aparecem na segunda posição.
Juntos, Alonso e seus companheiros já venceram as 24 Horas de Le Mans, na primeira metade da temporada, e também chegaram em primeiro nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e nas 1.000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos.
Com os triunfos em Le Mans e no GP de Mônaco da Fórmula 1, Alonso busca a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, para ser o primeiro piloto, depois de Graham Hill, a conquistar a chamada tríplice coroa do automobilismo. A tradicional prova da Fórmula Indy será disputada em 26 de maio. “Gostaria de terminar esta temporada com a comemoração de um novo título mundial com a Toyota”, projeta o espanhol também.
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados