Geral
Guindos prevê que inflação na zona do euro acelerará no médio prazo
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou hoje, em evento em Madrid, que a inflação na zona do euro ainda deverá acelerar no médio prazo. O crescimento salarial mais amplo nos últimos anos e as políticas monetárias adotadas no continente são as razões para a expectativa.
Nesse sentido, Guindos afirmou que as autoridades do Conselho do BCE estão revisando cuidadosamente todos os dados recentes sobre a economia da zona do euro e serão prudentes na definição da política monetária. “Concretamente, seguimos avaliando continuamente se a inflação está convergindo para nossa meta – ligeiramente abaixo de 2% – de modo sustentável”, disse.
A avaliação de Guindos é de que, embora o crescimento de curto prazo provavelmente seja mais fraco do que o previsto, as condições para o crescimento econômico contínuo permanecem em vigor, como condições de financiamento favoráveis, dinâmica favorável do mercado de trabalho e aumento salarial crescente. “Estes fatores continuarão a apoiar a expansão da área do euro, contribuindo assim para o aumento gradual da inflação”, afirmou Guindos.
Autor: Gabriel Wainer
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados