Geral
Pan lidera ranking do BC de reclamações contra consórcios
O Banco Central publicou, em sua página na internet, o Ranking de Reclamações contra Administradoras de Consórcios referente ao segundo semestre de 2018. A liderança do ranking é da Pan Administradora de Consórcio, com índice de 1.080,88. Na sequência aparecem Multimarcas Administradora de Consórcios (529,08) e Itaú Unibanco Veículos Administradora de Consórcios (215,67).
Pela metodologia do BC, este índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes da instituição e multiplicado por um fator fixo (1.000.000). No caso da Pan Administradora de Consórcio, foram 6 reclamações consideradas procedentes no segundo semestre, numa base total de 5.551 clientes.
No ranking, aparecem ainda Primo Rossi Administradora de Consórcio (135,45), Itaú Administradora de Consórcios (57,79), Consórcio Nacional Volkswagen – Administradora de Consórcio (46,87), Caixa Consórcios e Administradora de Consórcios (39,79), GMAC Administradora de Consórcios (32,25), Santander Brasil Administradora de Consórcio (21,55), Bradesco Administradora de Consórcios (14,69), BB Administradora de Consórcios (14,22) e Administradora de Consórcio Nacional Honda (4,66).
Entre as reclamações mais frequentes, conforme o BC, estão “descumprimento de obrigações previstas em contratos” (40 ocorrências), “outras irregularidades” (30) e “irregularidades relacionadas à liberação do crédito” (27).
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico