Geral
BC formaliza Berriel na área de Política Econômica e Carlos Viana na Monetária
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, editou portaria que designa o diretor de Assuntos Internacionais do órgão, Tiago Couto Berriel, para responder também pela área de Política Econômica. Outra portaria define que o atual diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, irá responder agora pela área de Política Monetária. Os atos estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) em edição extraordinária do dia 24 de dezembro.
As mudanças ocorrem depois da saída de Reinaldo Le Grazie da Diretoria de Política Monetária. A exoneração de Le Grazie foi publicada na última sexta-feira, 21, atendendo a pedido do próprio diretor, que alegou razões pessoais para deixar o cargo.
O BC já havia informado que os dois diretores retornarão às suas diretorias originais assim que o Senado apreciar o nome de Bruno Serra Fernandes, já anunciado pela equipe de transição governamental para ocupar a Diretoria de Política Monetária.
O futuro governo de Jair Bolsonaro deverá fazer a designação do nome do economista assim que tomar posse. O nome de Fernandes deverá passar por sabatina e aprovação no Senado, para que então possa assumir a diretoria.
O processo será o mesmo a ser enfrentado pelo economista Roberto Campos Neto, indicado pela equipe de transição para a presidência do BC. A expectativa é de que isso possa ocorrer em fevereiro, após a posse dos novos senadores.
Autor: Luci Ribeiro e Fabrício de Castro
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados