Geral
Alimentos sobem 0,39% no IPCA de novembro e têm maior impacto positivo
A deflação de novembro, conforme medição feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), só não foi maior porque os preços dos alimentos ficaram mais caros, ainda que tenham arrefecido na comparação com outubro. O IPCA de novembro teve queda de 0,21%, como informou nesta sexta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 0,39% em novembro, maior impacto positivo no índice cheio, com 0,10 ponto porcentual (p.p.). Em outubro, a alta havia sido de 0,59%.
Em novembro, os alimentos para consumo no domicílio subiram 0,34%. “Alguns itens ficaram mais caros de um mês para o outro, a exemplo da cebola (24,45%), do tomate (22,25%), da batata-inglesa (14,69%) e das hortaliças (4,43%). Por outro lado, o leite longa vida manteve a trajetória de queda dos últimos meses, variando -7,52% com contribuição de -0,08 p.p. no índice do mês”, diz a nota do IBGE.
O pesquisador do IBGE Fernando Gonçalves destacou o impacto das chuvas nos preços dos alimentos in natura em novembro. O item hortaliças subiu 4,43% no IPCA de novembro. “Além disso, com o calor, a demanda por folhagens começa a aumentar”, disse Gonçalves.
Já a Alimentação Fora subiu 0,49%. Os destaques foram a refeição (de 0,01% em outubro para 0,58% em novembro) e o lanche (de -0,25% em outubro para 0,29% em novembro).
Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card