Geral

Campanha vai diagnosticar e tratar hanseníase e verminoses em estudantes

14/08/2015
Campanha vai diagnosticar e tratar hanseníase e verminoses em estudantes
Ações educativas e lúdicas estão sendo levadas para as escolas como forma de envolver as crianças na prevenção de doenças (Foto: Olival Santos)

Ações educativas e lúdicas estão sendo levadas para as escolas como forma de envolver as crianças na prevenção de doenças (Foto: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Maceió, iniciou, nesta sexta-feira (14), a III Campanha de Detecção e Tratamento da Hanseníase, Esquistossomose e Verminoses. Destinada a estudantes de escolas públicas com idade entre 5 a 14 anos, a ação foi iniciada na Escola Municipal Eulina Alencar, localizada na Rua Coaracy Fonseca, no bairro Jacintinho, em Maceió.
Com o tema, ‘Hanseníase, Verminoses e Esquistossomose têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se’, o intuito da campanha é prestar esclarecimentos sobre essas doenças aos professores, pais e escolares, por meio da parceria entre os profissionais da Saúde e Educação. A iniciativa busca, ainda, auxiliar no diagnóstico precoce, visando o tratamento imediato.
De acordo com a coordenadora estadual da campanha, Jean Lúcia dos Santos, a meta estadual é 396.667 estudantes. “Os 102 municípios alagoanos vão participar da iniciativa por meio de 2.217 escolas públicas. Durante a campanha serão realizadas palestras e haverá distribuição de material informativo. As crianças e adolescentes serão ensinados sobre como se proteger e identificar os sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico”, explicou a coordenadora estadual da campanha Jean Lúcia dos Santos.
Na ocasião, a diretora da escola, Marilúcia Soares, destacou a iniciativa, lembrando que as crianças atuam como multiplicadores do conhecimento em suas famílias e comunidade. “É importante esclarecer à população sobre a prevenção e riscos destas doenças, evitando que informações erradas se disseminem, aumentando o estigma e a discriminação”, declarou.

Doenças tratadas na campanha

A campanha leva para os estudantes informações sobre a hanseníase, uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, atingindo a pele e os nervos. A hanseníase, quando não tratada, pode provocar deformações no corpo.
Já as verminoses, são infecções causadas por parasitas e podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais.
A esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica, provocada por uma infecção adquirida por meio do contato com água doce, que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos e, grande parte dos seus ovos, fica presa nos tecidos. A reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde.