Geral
Municípios atuarão em parceria com o Estado no enfrentamento da seca

Os recursos serão aplicados de forma emergencial em obras como o Canal do Sertão e contratação de carros-pipa para levarem água para os municípios que decretaram situação de emergência (Fotos: Divulgação e Secom Semarh)
O termo de compromisso assinado entre o governador Renan Filho e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assegurando recursos na ordem de R$ 20 milhões para o enfrentamento emergencial da seca, é visto como fundamental pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
O secretário considera a chegada dos recursos importante para o desenvolvimento social das regiões Agreste e Sertão, que estão convivendo com uma estiagem preocupante.
“A problemática da seca em Alagoas tem causado uma série de danos às famílias. Todas sabem da crise que o país passa e mesmo com o ajuste fiscal promovido pelo governo federal, a manutenção dos recursos servirá efetivamente para que os carros-pipa levem água para os municípios que decretaram situação de emergência”, afirmou o secretário Alexandre Ayres.
O secretário lembra ainda que os R$ 20 milhões contribuem para a continuidade das obras hídricas de infraestrutura, a exemplo do Canal do Sertão e Adutora do Sertão.
“As prefeituras alagoanas vão atuar em conjunto com o governo e o Estado tem ciência de que precisamos levar água de forma célere em decorrência do decreto de emergência. O recurso garantido pelo Governo de Alagoas por meio do Ministério da Integração Nacional tem relevância social, tendo em vista os investimentos que serão realizados na Adutora do Bálsamo, fundamental para os municípios de Estrela de Alagoas, Igaci e Minador do Negrão”, argumentou o secretário, reiterando a fala do ministro Gilberto Occhi ao informar que não faltarão recursos para a conclusão do trecho III do Canal do Sertão.
Além de enaltecer a iniciativa do governo em conjunto com o Ministério da Integração, o secretário Alexandre Ayres defende que o planejamento do estado prossiga para mostrar às famílias residentes no semiárido a conviverem com a seca.
“É fundamental ter programas e projetos em benefício dos moradores. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente tem o compromisso de ampliar os Programas Água Doce, Água Para Todos, perfuração de poços e também a recuperação de nascentes”, comenta o secretário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados