Geral
Governo do Estado incentiva prefeituras a contratar cooperativas de catadores

Durante reunião, gestores apresentaram propostas com a finalidade de melhorar a vida e a logística dos catadores de Alagoas (Foto: Pinehas Furtado)
As secretarias de Estado do Trabalho e Emprego e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoverão uma ação em conjunto para sensibilizar as prefeituras sobre a importância da contratação das cooperativas de catadores, a fim de que efetuem a coleta de lixo reciclável nas cidades.
O acordo foi firmado durante a visita do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, ao secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito. Na oportunidade, os dois gestores apresentaram propostas com a finalidade de melhorar a vida e a logística dos catadores de Alagoas.
“Também vamos articular uma ação junto a Assembleia Legislativa de Alagoas para aprovação de uma lei para que o Estado possa ajudar os municípios a cumprir com esta obrigação legal de contratar as cooperativas e associações de coleta seletiva”, afirmou Rafael Brito.
O gestor ressaltou, ainda, que ambas as secretarias estão engajadas em buscar recursos junto ao governo federal e ampliar parcerias com o setor econômico de Alagoas para construir e reformar galpões das cooperativas.
“A agenda da Semarh é ampla no tocante à defesa do meio ambiente, mas no que se refere à vida dos catadores e bom funcionamento das cooperativas e associações é compromisso da Secretaria do Trabalho”, declarou Rafael
Alexandre Ayres enfatizou que todas essas iniciativas fazem parte da Política Estadual de Resíduos Sólidos, que tem como uma das metas estimular os entes municipais a cumprir o que determina a Lei Nacional de Resíduos Sólidos.
“Sabemos que o desafio é grande, mas temos certeza que, com a cooperação da Secretaria do Trabalho e a participação direta do governador Renan Filho, que inclusive é defensor de políticas que respeitem o meio ambiente, avançaremos em projetos sustentáveis em Alagoas”, frisou.
Participaram da reunião o superintendente de Qualificação Social e Profissional, Sávio Carnaúba, diretora de Planejamento e Qualificação, Maria Anunciada Costa e o coordenador do Programa Cata Mais, Beda Diaz.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados