Finanças

Prova prática de direção no domingo: Detran RJ abre 200 vagas por semana

Nova medida visa atender à alta demanda por habilitação após novas regras da CNH

Agência O Globo - 01/08/2026
Prova prática de direção no domingo: Detran RJ abre 200 vagas por semana
Detran RJ - Foto: Ilustração de IA

Quem está na última etapa para obter a primeira habilitação ganhou uma nova oportunidade. A partir deste fim de semana, o Detran RJ passará a realizar exames práticos de direção também aos domingos, em duas áreas de provas da Zona Sudoeste: a da Cidade das Crianças, em Santa Cruz, e a de Sepetiba.

O atendimento ocorrerá em dois turnos — o primeiro começa às 8h e o segundo, às 12h — com 200 provas realizadas a cada domingo.

O agendamento já está disponível para os Centros de Formação de Condutores (CFCs). As autoescolas são responsáveis por marcar os exames de cada aluno no sistema do Detran RJ.

A medida busca ampliar a capacidade de realização das provas diante do aumento no número de candidatos, reflexo das mudanças no processo de habilitação trazidas pela Resolução Contran nº 1.020/2025, que simplificou e tornou mais acessível a formação de motoristas em todo o país.

Tanto Santa Cruz quanto Sepetiba seguem as diretrizes da nova resolução para o exame prático, que agora prioriza a avaliação do candidato em condições reais de trânsito, ao invés do antigo modelo de circuito fechado.