Finanças
'Pix Pensão': Lula sanciona a transferência automática de pensões alimentícias
Bancos deverão creditar em conta nas datas definidas pela Justiça
As pensões alimentícias agora serão pagas por meio do Pix . A novidade foi sancionada nesta quarta-feira (dia 29) pelo presidente Lula, após aprovação pelo Senado no início deste mês.
Entenda:
Batizado de “Pix Pensão”, o mecanismo deverá ser cumprido obrigatoriamente pelos bancos com base em decisões judiciais.
O subsídio do valor devido será feito na conta bancária do pagante e poderá ser solicitado pelo beneficiário ou representante legal em qualquer fase do cumprimento da sentença que determinou o pagamento da pensão.
No parecer, a relatora do projeto, senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), afirma que a proposta oferece uma solução "simples, objetiva e compatível com a natureza urgente da obrigação alimentar" para combater o atraso nesse tipo de pagamento, especialmente por pais em benefício de filhos menores.
Como vai funcionar?
Na decisão que determinar o pagamento da pensão, o juiz deverá informar os dados necessários para a operação, como o valor mensal da prestação, a duração da obrigação, conta bancária e critérios de atualização dos valores.
Atualmente, a pensão alimentícia pode ser debitada automaticamente do salário do devedor, na folha de pagamentos da empresa. Entretanto, se ele não tiver vínculo formal, o beneficiário precisa acionar a Justiça a cada atraso, algo que será evitado pelo Pix Pensão .
O texto aprovado determina que as instituições financeiras realizem transferências nas informações especificadas pela Justiça. Caso não haja saldo suficiente na conta do alimentar (quem paga a pensão), poderá ocorrer o bloqueio automático de ativos financeiros, como investimentos, até o limite do valor atualizado da prestação em atraso.
A medida também se aplicará a investimentos financeiros de empreendedores individuais que devam pensão alimentícia, mesmo quando esses ativos estiverem vinculados à sua atividade empresarial. A indisponibilidade poderá ser convertida em penhora se a inadimplência persistir.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência