Finanças
Senado aprova pagamento retroativo de benefícios congelados na pandemia
Medida vale para estados e municípios, que precisarão ter orçamento disponível
O Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto que autoriza estados, o Distrito Federal e municípios a efetuarem o pagamento retroativo de benefícios de servidores públicos que ficaram congelados durante a pandemia de covid-19.
Com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções, a proposta – já aprovada na Câmara – segue agora para sanção do presidente Lula.
O projeto contempla benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, desde que não haja transferência de encargos para outro ente federativo. Os pagamentos retroativos referem-se ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Para que os pagamentos sejam feitos, é necessário que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia e disponha de orçamento suficiente.
“Basicamente, é o pessoal da educação que está aguardando essa iniciativa para que tenha direito a este ano e sete meses”, afirmou o relator, senador Flávio Arns (PSB-PR).
Segundo o relator, a medida não cria despesas obrigatórias ou automáticas, mas permite o pagamento dos valores retroativos desde que haja demonstração de impacto financeiro e respeito aos limites de gastos com pessoal.
“Ao vincular qualquer pagamento retroativo à capacidade orçamentária do próprio ente, o texto evita aumento artificial de gastos e impede que encargos sejam transferidos indevidamente para a União ou outros entes, preservando a transparência fiscal e a segurança jurídica”, destacou Arns em seu parecer.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados