Finanças

Leilão do megaterminal de contêineres em Santos será realizado em março de 2026

Empreendimento é o mais aguardado pelo setor e deve aumentar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres no porto

Agência O Globo - 09/12/2025
Leilão do megaterminal de contêineres em Santos será realizado em março de 2026
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmaram a realização do leilão do maior terminal de contêineres do Brasil, o Tecon Santos 10, no Porto de Santos, para a primeira quinzena de março de 2026. Considerado o empreendimento mais aguardado pelo setor, o novo terminal deve ampliar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do porto.

A definição da data ocorreu após autorização do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o MPor, uma apresentação do projeto será realizada em janeiro para embaixadas e empresas interessadas, antecedendo a publicação do edital de licitação.

“O Tecon Santos 10 trará investimentos de R$ 6,4 bilhões e ampliará em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto de Santos, o que é fundamental para o escoamento da produção brasileira e para aumentar a eficiência portuária. Agora, com a decisão do TCU, podemos dar continuidade ao processo, que vai consolidar o Porto de Santos como um dos principais hubs de contêineres da América Latina”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

De acordo com estimativas do governo, o empreendimento deve gerar 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos durante a fase de obras.

Com a autorização do TCU, o processo retorna ao MPor, que, segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávilla, deve receber a documentação nos próximos dias.

“Faremos os ajustes técnicos e adequações para a publicação do edital até o final de janeiro. Esperamos uma ampla participação no leilão, já que há muitas empresas nacionais e internacionais interessadas no certame. Sem dúvida, será o maior leilão da história e bastante competitivo”, destacou o secretário.

O leilão será realizado em duas fases, com restrição à participação de armadores — grandes empresas de navegação responsáveis pelo transporte marítimo de carga — na primeira etapa. O objetivo é atrair novos operadores não ligados a essas companhias, estimulando a concorrência no setor.

O novo terminal contará com uma área de 621 mil metros quadrados, destinada à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral. Com o Tecon, a capacidade anual de movimentação do Porto de Santos deve atingir 9 milhões de contêineres, segundo o governo.

Pela regra do edital, vencerá o leilão quem apresentar o maior valor de outorga. O prazo de concessão será de 25 anos.