Finanças
Pequena África, no Rio, recebe hub da Caixa para impulsionar negócios locais
Novo espaço do banco oferece estrutura, capacitação e apoio técnico para fortalecer a inclusão produtiva na região
A Caixa Econômica Federal inaugurou, nesta segunda-feira, um hub de impacto voltado para o fortalecimento de empreendedores na Pequena África, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Este é o primeiro hub do banco com foco dedicado à economia criativa, especialmente para negócios que movimentam a região, hoje reconhecida como importante rota turística e cultural da capital fluminense.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o BNDES, Senac e Firjan, instituições que firmaram Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Caixa. O objetivo do espaço é oferecer infraestrutura, capacitação e suporte técnico para fomentar iniciativas locais em setores como design, moda, games, esportes e cultura.
Com o hub, a Caixa busca proporcionar aos empreendedores da região acesso a conhecimento, networking e incentivos — incluindo linhas de financiamento — para aprimorar seus produtos e ampliar conexões com cadeias produtivas.
“É um centro para promover conexões e parcerias estratégicas, tanto entre empreendedores e organizações parceiras quanto entre instituições e comunidades do entorno da Pequena África”, explica Jean Benevides, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa.
Benevides acrescenta que serão lançados processos seletivos para instituições por meio de editais, mas os empreendimentos já podem se aproximar do hub e buscar acesso a recursos de fomento, inclusive linhas de crédito, conforme sua capacidade.
“Será uma grande plataforma de oportunidades para gerar conexões, mobilizar capital, recursos, investimentos e financiamentos para quem atua nesses setores”, ressalta.
O novo espaço está instalado no edifício Aqwa Corporate, com integração a pontos estratégicos da Pequena África, como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, a Cidade do Samba, a Providência e o Porto Maravilha. Em breve, será lançado um portal online para manifestações de interesse.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
3RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
4EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
5OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas