Finanças

Pequena África, no Rio, recebe hub da Caixa para impulsionar negócios locais

Novo espaço do banco oferece estrutura, capacitação e apoio técnico para fortalecer a inclusão produtiva na região

Agência O Globo - 08/12/2025
Pequena África, no Rio, recebe hub da Caixa para impulsionar negócios locais
- Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal inaugurou, nesta segunda-feira, um hub de impacto voltado para o fortalecimento de empreendedores na Pequena África, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Este é o primeiro hub do banco com foco dedicado à economia criativa, especialmente para negócios que movimentam a região, hoje reconhecida como importante rota turística e cultural da capital fluminense.

A iniciativa é fruto de uma parceria com o BNDES, Senac e Firjan, instituições que firmaram Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Caixa. O objetivo do espaço é oferecer infraestrutura, capacitação e suporte técnico para fomentar iniciativas locais em setores como design, moda, games, esportes e cultura.

Com o hub, a Caixa busca proporcionar aos empreendedores da região acesso a conhecimento, networking e incentivos — incluindo linhas de financiamento — para aprimorar seus produtos e ampliar conexões com cadeias produtivas.

“É um centro para promover conexões e parcerias estratégicas, tanto entre empreendedores e organizações parceiras quanto entre instituições e comunidades do entorno da Pequena África”, explica Jean Benevides, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa.

Benevides acrescenta que serão lançados processos seletivos para instituições por meio de editais, mas os empreendimentos já podem se aproximar do hub e buscar acesso a recursos de fomento, inclusive linhas de crédito, conforme sua capacidade.

“Será uma grande plataforma de oportunidades para gerar conexões, mobilizar capital, recursos, investimentos e financiamentos para quem atua nesses setores”, ressalta.

O novo espaço está instalado no edifício Aqwa Corporate, com integração a pontos estratégicos da Pequena África, como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, a Cidade do Samba, a Providência e o Porto Maravilha. Em breve, será lançado um portal online para manifestações de interesse.