Esportes
Obras do Centro de Futebol Feminino em Araraquara têm início nesta segunda-feira
Parceria entre Prefeitura, Petrobras, Fundesport e Ferroviária viabiliza primeiro CT exclusivo para futebol feminino no Brasil
O primeiro centro de treinamento dedicado exclusivamente ao futebol feminino começa a ser construído na próxima segunda-feira (26), em Araraquara (SP). O projeto, que receberá investimento de R$ 34,5 milhões, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, a Petrobras, a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) e o clube Ferroviária.
A cerimônia de início das obras contará com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do ex-prefeito de Araraquara e atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva. O convênio que viabilizou o Centro de Treinamento do Futebol Feminino foi firmado durante a gestão de Silva na prefeitura, com projetos executivos e autorizações liberados pela estatal no final de 2025.
Notícias relacionadas:
- Retrospectiva: Corinthians segue imponente no futebol feminino em 2025.
- CBF anuncia calendário do futebol feminino para 2026.
- Futebol feminino com 16 times é uma das novidades de Los Angeles 2028.
"Em Araraquara, o projeto do futebol feminino começou em 2001, antes mesmo de se tornar uma obrigação. Aqui foi uma escolha. Minha gratidão à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e ao presidente Lula, que têm tratado o futebol feminino no Brasil como prioridade", afirmou Edinho Silva.
Estrutura
O novo centro de treinamento será construído em uma área de 138 mil metros quadrados, no Parque do Pinheirinho, onde já funciona o CT Olegário Tolói de Oliveira, da Ferroviária.
O complexo foi projetado para oferecer infraestrutura completa, visando o alto rendimento e o bem-estar das atletas.
Serão cinco campos de futebol com irrigação eletrônica, um miniestádio iluminado, hotel com capacidade para 82 atletas, academia, setor de fisioterapia e centro médico, além de áreas pedagógicas e espaços de convivência.
O espaço poderá receber jogos de torneios organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Formação integral
O centro atenderá cerca de 240 atletas das categorias de base (Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20), abrangendo jogadoras de 11 a 20 anos.
Além da preparação técnica, o projeto contempla ações educativas sobre saúde da mulher, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e a história do futebol feminino.
Para a comunidade local, será criada uma escolinha de futebol gratuita, integrando o complexo à população de Araraquara.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto