Esportes
COB anuncia delegação recorde para Olimpíada de Inverno de 2026
Time Brasil contará com 14 atletas em Milão-Cortina, maior número da história do país nos Jogos de Inverno
O Brasil terá uma delegação histórica nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, que começam em três semanas. Além dos destaques Lucas Pinheiro Braathen e Nicole Silveira, a equipe nacional anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta segunda-feira contará com outros 12 integrantes.
Pela primeira vez, o país enviará 14 atletas a uma edição dos Jogos de Inverno. O Time Brasil ainda terá um reserva, ampliando em 40% o número de representantes em relação à última edição, quando contou com 10 atletas em Pequim-2022. O recorde anterior era de 13 integrantes, registrado em Sochi-2014.
“Uma delegação recorde representa um marco importante para os esportes de inverno no Brasil. Ela é reflexo direto de mais estrutura, melhor organização e planejamento de longo prazo. Os esportes de inverno são uma parte fundamental do Movimento Olímpico, e o Brasil já se consolida como a terceira força das Américas e a principal da América do Sul nesse cenário”, afirma Emílio Strapasson, chefe de missão do Time Brasil. “Este crescimento fortalece as modalidades de neve e gelo no país, amplia a visibilidade dos atletas e inspira novas gerações.”
A principal esperança de pódio para o Brasil está no esqui alpino, modalidade em que o país compete desde 1992 e será representado por Lucas Pinheiro Braathen — que soma quatro pódios na atual temporada do circuito mundial — além de Christian Oliveira, Giovanni Ongaro e Alice Padilha.
Nicole Silveira disputará o skeleton; Eduarda Ribera, Bruna Moura e Manex Silva competirão no esqui cross-country; Pat Burgener e Augustinho Teixeira, no snowboard halfpipe; enquanto Edson Bindilatti é o único confirmado no bobsled, que ainda terá mais três titulares e um reserva.
“O trabalho realizado em 2025 com as confederações de gelo e neve, na preparação para a última etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, que se encerrou neste domingo, foi fundamental para que o Brasil conquistasse o maior número de vagas de sua história no evento”, destaca Jorge Bichara, consultor de esportes do COB.
Bichara aposta em uma participação de alto nível da delegação, que recebeu atenção especial do COB durante toda a preparação, com estrutura de excelência. “Seguimos firmes na nossa missão. Nosso compromisso é oferecer a melhor estrutura possível para que os atletas possam alcançar o melhor desempenho. Será um desafio, pois os locais de competição são bastante dispersos”, acrescenta.
As disputas acontecerão em Bormio, Livigno, Tesero e Cortina d'Ampezzo, cidades localizadas em montanhas diferentes e distantes entre si. “A logística é complexa, mas já temos tudo planejado. Estamos confiantes de que o Brasil poderá conquistar bons resultados na competição”, finaliza Bichara.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso