Esportes
Trump processa Maine por não proibir atletas transgêneros em esportes femininos
O governo Trump anunciou um processo nesta quarta-feira contra o departamento de educação do Estado do Maine por não cumprir a pressão do governo para proibir a participação de atletas transgêneros em esportes femininos, aumentando uma disputa sobre se o Estado está cumprindo uma lei federal que proíbe a discriminação na educação com base no sexo.
A ação judicial ocorre após semanas de disputa entre o governo republicano e a governadora democrata Janet Mills, que levou a ameaças de corte de financiamento federal crucial e a um confronto na Casa Branca, quando ela disse ao presidente: "Nós o veremos no tribunal".
A procuradora-geral Pam Bondi anunciou a ação legal em uma coletiva de imprensa em Washington ao lado da ex-nadadora da Universidade de Kentucky Riley Gaines, que se tornou a imagem pública da oposição aos atletas transgêneros.
Os departamentos de Educação e Saúde e Serviços Humanos de Trump afirmaram que o departamento do Estado do Maine está violando a lei federal antidiscriminação "Título IX" ao permitir que meninas transgêneros participem de equipes femininas.
As autoridades do Maine se recusaram a aceitar um acordo que teria banido os alunos transgêneros dos esportes, argumentando que a lei não impede que as escolas permitam a participação de atletas transgêneros.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados