Esportes
Ex-preparador físico de Sinner responsabiliza fisioterapeuta por massagem em caso de doping

O caso de doping do tenista italiano Jannik Sinner voltou a ganhar o noticiário nesta quinta-feira com o pronunciamento do ex-preparador físico Umberto Ferrara, um dos envolvidos no episódio.
Acusado de envolvimento, ele se defendeu de qualquer responsabilidade na questão e acusou o fisioterapeuta Giacomo Naldi como culpado em entrevista concedida ao jornal "Gazzeta dello Sport".
Sinner testou positivo para clostebol, um anabolizante, em março do ano passado, durante a disputa do Masters 1000 de Indian Wells. Ferrara reconheceu que a medicação era sua, mas garantiu ter explicado que o medicamento não deveria ser usado no tenista quando o entregou ao fisioterapeuta.
"Eu o uso há anos, conforme prescrito por um especialista, como tratamento de suporte para uma doença crônica. Eu estava totalmente ciente da proibição e sempre o guardei com o máximo de cuidado na minha bolsa de higiene pessoal", afirmou Ferrara.
Na entrevista, ele disse ainda que sempre evitou aplicar o spray em Sinner e afirmou ter falado sobre esse procedimento a Naldi. "Expliquei muito claramente a natureza do produto e a necessidade de ele não entrar em contato com Jannik em nenhuma circunstância. Naldi não negou ter sido informado, mas disse que não se lembrava", declarou.
Ao saber da notícia da suspeita de doping por clostebol em Sinner, Ferrara contou ter feito logo a conexão com o remédio. "Em poucas horas, reconstruímos os passos que levaram à contaminação de Jannik e apresentei evidências da compra do spray em uma farmácia de Bolonha", disse o preparador físico, que lamentou o fim da parceria com o tenista. "Fiquei muito triste, mas estava ciente de que poderia ser um dos possíveis finais".
A Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA) não impôs inicialmente qualquer suspensão ao italiano, mas a Agência Mundial Antidopagem (WADA) recorreu, expondo o atual número 1 do ranking a uma suspensão de um a dois anos. Após desdobramentos sobre o caso Sinner aceitou uma suspensão de três meses. O gancho teve início no dia 9 de fevereiro e termina em 4 de maio. Seu retorno às competições está previsto para o Masters 1000 de Roma (7 a 18 de maio).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL