Esportes
Quase cada um de nossos primatas ancestrais tinha gêmeos, revela estudo
Enquanto hoje em dia o nascimento de gêmeos é bastante raro, uma nova pesquisa mostra que, para os primatas de milhões de anos atrás, era norma dar à luz gêmeos.

Cada espécie de mamífero tem geralmente um determinado número de filhotes a que pode dar à luz, com uma estreita variação.
É bem conhecido que a maioria dos representantes de grandes primatas, Hominoidea, podem gerar só um bebê, enquanto os macacos como lêmures, loris e galagos e quase todos os saguis e micos da América do Sul têm gêmeos.
Segundo o estudo feito por Tesla Monson e Jack McBride da Universidade de Washington Ocidental e da Universidade Yale, a situação dos macacos pequenos que anteriormente foi designada como "derivado e distinto", na verdade era mais comum para nossos ancestrais de 60 milhões de anos atrás.
"Mais atrás na evolução, [o nascimento de] dois bebês de uma vez era a norma. Nossos antigos ancestrais primatas davam à luz gêmeos", escreveram os cientistas na revista LiveScience.
De acordo com a pesquisa deles, a mudança para o nascimento de um único bebê ocorreu por volta de 50 milhões de anos atrás.
E esse processo desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do tamanho do cérebro em humanos, com as mulheres se tornando capazes de carregar bebês com cérebros maiores do que antes e, consequentemente, as crianças se tornando mais hábeis para aprender processos complexos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B