Esportes
30 anos do Tetra: Romário inspirou nome de bebês Romárias pelo Brasil; conheça
De homenagens a coincidências, uma lista com nomes adaptados do craque da seleção em 94 foi montado pelo site Verminosos Por Futebol
Torcedores com nomes de ídolos do futebol brasileiro não é algo tão recente. Inúmeros Romários ou Ronaldos foram escolhidos após 1994 e 2002, respectivamente. Assim como muitos outros jogadores que foram destaque em algum momento da história, seja pelo time ou seleção. Ainda assim, uma situação pouco conhecida dessa idolatria é a criação da versão feminina de um nome. Em comemoração aos 30 anos do Tetra da Seleção Brasileira, o site Verminosos Por Futebol escalou um time de Romárias que foram inspiradas no craque da Seleção de 1994.
Nos 30 anos do tetra, inteligência artificial compara jogadores de 1994 com craques de hoje; veja correspondências
Cristo Redentor terá homenagem ao Tetra da Seleção brasileira; Veja cores do monumento
Crescimento de Romárias
Entre os anos 80 e 90, período auge da carreira do "Baixinho", onde jogou no Vasco da Gama, Flamengo e foi campeão do mundo pela Seleção, foram registrados 980 Romárias no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Número quatro vezes maior que o período entre 1940 e 1970 e pós anos 2000 (242 somados em todo o período). O país saiu de 23 Romárias na década de 40 para 694 na década de 90.
O número de meninos com esse nome variou de 634 na década de 40 para 39.536 mil nos anos 90. Década em que o jogador já era um dos maiores nomes do futebol em atividade.
Lista de Romárias
Confira abaixo a convocação de 11 Romárias titulares e mais duas Romárias "reservas", com história curiosa.
1 – Romária Sousa, de Picos (PI)
Nascimento: 12/11/1995
O primeiro nome da lista nasceu um ano após o Tetra. Os pais de Romária são agricultores e moravam em Simões (PI), na época, sem tanto acesso a comunicação, sua mãe se encantou pelo nome Romário na capa de uma revista de novelas. Ela decidiu adaptar para o feminino quando deu a luz a uma menina. “A vida toda ouvi ‘gol’ ao falar meu nome”, disse Romária, ao Verminosos.
2 – Romária Gonçalves, de Coluna (MG)
Nascimento: 29/10/1995
No caso da mineira, o nome foi escolhido por um tio, fã do jogador. “Eu jogo futebol, e sempre me perguntam se é apelido, daí explico que é nome registrado”, relata Romária.
3 – Romária Lacerda, do Rio de Janeiro
Nascimento: 03/07/1994
Romária nasceu em Bodocó (PE), na véspera do jogo Brasil x EUA, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994 — até aquele momento, Romário já tinha feito gols nos três jogos iniciais. O pai quis homenagear o atacante. Ao vir menina, ele teve a ideia de adaptar o nome.
4 – Romária Rodrigues, de Capitão Enéas (MG)
Nascimento: 30/05/1994
Nascida durante a competição mundial, o pai de Romária não teve dúvidas em quem homenagear, após o nascimento ocorrido, adaptou o seu nome.
5 – Romária Bezerra, de Exu (PE)
Nascimento: 04/10/1993
Romária nasceu em Barbalha (CE), um mês depois da classificação da Seleção para a Copa do Mundo de 1994 – vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, com dois gols de Romário. O pai havia decidido que, se fosse menino, homenagearia o ídolo e não mudou de ideia quando chegou uma menina, apenas adaptou.
6 – Romária Rocha, de Guaraciaba do Norte (CE)
Nascimento: 12/11/1992
O pai queria homenagear Romário no nascimento do primogênito. Como não foi feito pré-natal, ele soube no momento do parto que era uma menina, e então adaptou o nome para Romária. Dois anos depois no nascimento dela, veio o segundo filho de Raimundo e Rosa, em agosto de 1994, logo após o tetra. Nascia um Romário irmão de uma Romária.
7 – Romária Alves de Araújo, de Exu (PE)
Nascimento: 29/08/1991
Irmãos Romário e Romária não foi uma história individual. Assim como a citada anteriormente, após receber o nome de Romária — por sugestão de uma madrinha — ela viu o seu irmão quatro anos mais novo dividir a mesma homenagem.
8 – Romária Tavares da Silva, de Fortaleza (CE)
Nascimento: 17/09/1990
O nome Romária foi decidido pelo pai, que sonhava ter um filho jogador de futebol. Um irmão conseguiu: João Mário, que se profissionalizou no Ceará, em 2006.
9 – Romária de Lima Silva, de Pendências (RN)
Nascimento: 07/03/1989
O nome Romária foi decidido em comum acordo pelos pais. Na época, Romário já era um jovem talento, mas ainda não tinha disputado Copas do Mundo.
10 – Romária Evangelista, de Periquito (MG)
Nascimento: 01/11/1988
A mãe deixou que uma filha decidisse o nome da menina, nascida em Governador Valadares (MG). Como ouvia muito falar de Romário, foi criativa e escolheu Romária. “Eu adorava meus apelidos na infância: Camisa 11, R11, Vai Bebeto…”, conta Romária.
11 – Romária Lima, de Barro Alto (GO)
Nascimento: 09/12/1986
O nome Romária foi decidido pelo pai. Na época do parto, Romário tinha 20 anos e ainda estava em sua segunda temporada como profissional, somando um título e uma artilharia do Campeonato Carioca. Ou seja, o pai foi visionário.
Romárias primas de Exu
Romária Bezerra (a nº 5) é prima de Romária Alves de Araujo (a nº 7). Mesmo sendo moradoras da mesma cidade, Exu (PE), elas não tinham conhecimento uma da outra antes da produção da reportagem.
Banco de Reserva
12 – Romária Basto (Francisca Basto), de Exu (PE)
Nascimento: 02/11/1993
Culturalmente, em algumas regiões do interior nordestino famílias escolhem dois nomes para os filhos – o oficial e outro que vira apelido. Dessa forma, evita discordância entre os pais. Assim, Francisca acabou conhecida pelo nome descartado no registro: Romária. O apelido foi decidido por uma tia, irmã da mãe, pouco mais de um mês depois da classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 1994.
13 – Romária Pinheiro da Silva, de Taubaté (SP)
Nascimento: 21/10/1978
Essa última Romária nasceu em São Luis, cresceu em Fortaleza e hoje mora em Taubaté (SP). Seu nome entrou na lista por coincidência. O nome do pai é Robson e o da mãe é Maria, eles resolveram juntá-los. Como Romaria soava estranho, eles acrescentaram um acento agudo.
“Em toda a minha vida, as pessoas sempre perguntam se Romária foi uma homenagem ao Romário. Eu digo que sim, por ser mais fácil explicar”, indica Romária.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados