Esportes

Tribunal espanhol mantém liberdade condicional de Daniel Alves

O ex-jogador saiu da prisão em 25 de março, onde estava desde o final de janeiro de 2023, depois de pagar uma fiança de um milhão de euros contra sua sentença de quatro anos e meio de prisão por estupro

Agência O Globo - GLOBO 10/04/2024
Tribunal espanhol mantém liberdade condicional de Daniel Alves

Um tribunal espanhol anunciou nesta quarta-feira que rejeitou os recursos contra a liberdade condicional do jogador de futebol brasileiro Dani Alves, que saiu da prisão após cumprir 14 meses de sua sentença de quatro anos e meio por estupro.

A Audiência de Barcelona "rejeita os recursos apresentados contra a resolução que concedia a liberdade sob fiança ao condenado Daniel Alves", anunciou o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha em comunicado.

Alves, de 40 anos, saiu da prisão em 25 de março, onde estava desde o final de janeiro de 2023, depois de pagar uma fiança de um milhão de euros (1,08 milhão de dólares), enquanto os recursos contra sua sentença de quatro anos e meio de prisão por estupro são resolvidos.

O Ministério Público e a defesa da vítima recorreram de sua libertação provisória da prisão alegando risco de fuga, algo que o tribunal rejeitou, retirando o passaporte de Alves e impondo-lhe a obrigação de se apresentar semanalmente ao tribunal.

O ex-jogador do FC Barcelona, PSG e da seleção brasileira, foi condenado em fevereiro a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma mulher nos banheiros de uma boate de Barcelona no final de 2022, quando retornou da Copa do Mundo no Catar.

O tribunal também o condenou a cinco anos adicionais de liberdade condicional, ordem de afastamento da vítima por nove anos e meio e o pagamento de uma indenização de 150.000 euros (cerca de 163.000 dólares).

A sentença foi apelada tanto pela defesa de Alves, que durante o julgamento pediu sua absolvição, quanto pelo Ministério Público, que quer aumentar a pena. A resolução desses recursos pode levar meses.

Após sua prisão provisória em janeiro de 2023, a equipe de Alves na época, o Pumas do México, rescindiu seu contrato, e o possível retorno do lateral-direito ao futebol é uma incógnita.