Esportes
Paris-2024: Ministra francesa nega 'abuso orçamentário' dos Jogos Olímpicos
Custo dos Jogos Olímpicos está em 8,8 mil bilhões de euros (9,48 mil bilhões de dólares ou 48,37 bilhão de reais), sendo parte de responsabilidade do COI
A ministra francesa do Desporto e dos Jogos Olímpicos Paris-2024, Amélie Oudéa-Castéra, negou aos deputados que tenha havido quaisquer “custos ocultos” ou “abusos orçamentais” nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
— Não há custos ocultos nem abusos orçamentais. Estes Jogos Olímpicos são os mais baratos desde Sydney em 2000 — assegurou a ministra.
O custo dos Jogos é de 8,8 mil bilhões de euros (9,48 mil bilhões de dólares ou 48,37 bilhão de reais). Deste montante, 4,4 mil bilhões de euros irão para o comité organizador (incluindo vendas de bilhetes, contribuições do Comitê Olímpico Internacional e receitas de patrocínio) e 4,4 mil bilhões de euros para infra-estruturas (incluindo 1,7 mil bilhões de euros provenientes de fundos públicos).
O ex-presidente do Tribunal de Contas francês, Pierre Moscovici, disse na semana passada que os Jogos de Paris “deveriam custar” entre 3 e 5 bilhões de euros em fundos públicos, e que o projeto de lei só seria conhecido após o evento, de 26 de julho a 11 de agosto.
Em 2023, os documentos orçamentais do comitê local indicavam investimento público de 2,44 bilhões de euros.
A verdade é que algumas despesas públicas ainda são desconhecidas, como o custo da segurança fornecida pelo Estado. A segurança é o "tendão de Aquilies" dos Jogos.
A ministra garantiu que será feita uma “avaliação detalhada” dos gastos públicos com os Jogos de Paris, departamento por departamento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados