Esportes

Há dez anos, Ziraldo defendeu Saci como mascote da Paralimpíada do Rio: 'Figura mais emblemática'

Cartunista, que morreu neste sábado, era fortemente envolvido com o esporte

Agência O Globo - GLOBO 06/04/2024
Há dez anos, Ziraldo defendeu Saci como mascote da Paralimpíada do Rio: 'Figura mais emblemática'

Morto neste sábado, aos 91 anos, o lendário cartunista, desenhista e escritor Ziraldo, era fortemente envolvido com o esporte no Brasil. Um desses momentos foi nos anos que precederam a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Criador do "Pererê", sua versão do Saci Pererê, o artista defendia que a figura folclórica fosse mascote da Paralimpíada.

Em entrevista ao Blog do Ancelmo, do GLOBO, em 2014, o cartunista defendeu que o Saci "é a figura mais emblemática da lenda brasileira, figura simpática e querida da nossa população":

— Aliás, é o único duende negro da floresta presente no folclore mundial. Seria lindo explicar ao mundo seu significado! — afirmou Ziraldo, que explicava não defender especificamente sua versão do personagem.

A declaração foi dada dois depois da divulgação dos mascotes oficiais, que posteriormente ganhariam os nome Vinícius e Tom, personagens inspirados na fauna e flora brasileiras. Um mês depois, voltou a opinar, ao GLOBO, sobre a escolha.

— O saci seria o mascote natural para as Paralimpíadas. Não era para ser o meu, podia ser o do Belmonte (1896-1947), que ilustrou os livros de Monteiro Lobato. Também não podemos esquecer que os Jogos são no Rio. O que esses mascotes escolhidos têm a ver com a cidade? — lamentou.

O mundo dos mascotes não era novidade para Ziraldo, que em 1987 desenhou os mascotes dos times brasileiros que disputaram a Copa União.