Esportes

O que é o CAS? Conheça o tribunal que vai decidir sobre suspensão de Gabigol

Entenda o que é o tribunal superior onde será decidida a pena do atacante do Flamengo

Agência O Globo - GLOBO 26/03/2024
O que é o CAS? Conheça o tribunal que vai decidir sobre suspensão de Gabigol

Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi punido com dois anos de gancho após julgamento por fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle antidopagem, no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD).

O jogador respondeu por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA) e a pena poderia chegar a quatro anos de suspensão. A votação foi apertada: 5 votos a 4 contra o atleta. Sua equipe vai recorrer a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Mas o que é o CAS? O GLOBO explica como funciona a última instância da justiça esportiva onde será julgado o caso envolvendo Gabigol.

O Tribunal Arbitral do Esporte, ou Corte Arbitral do Esporte, foi criado em 1984 pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, para ser o foro especializado para resolver conflitos esportivos e funciona como a Suprema Corte dos esportes.

Fazem parte do colegiado do Tribunal especialistas em direito esportivo e arbitragem de diversos países ao redor do mundo.

O CAS/TAS tem competência para julgar todo e qualquer conflito esportivo. Sendo um foro especializado, o Tribunal atua na resolução de litígios esportivos, como em transferências de jogadores de futebol, infrações disciplinares de jogadores e clubes, quebras de contratos e casos de doping, como é o caso de Gabigol.

Por que Gabigol foi suspenso?

A peça de acusação considerava que Gabigol tentou deliberadamente impedir o controle antidoping realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e ainda atrasou as coletas de sangue e urina, que foram feitas de maneira surpresa, no CT do clube, em 8 de abril.

Consta no processo que Gabigol tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis pelo exame. Ao urinar "escondido", sem permitir que o fiscal visualizasse a urina saindo do seu pênis, Gabigol deu brecha para ser denunciado por tentativa de fraudar o antidoping.

Além disso, o atleta se recusou a fazer a coleta de sangue logo que chegou para o treino. Outros atletas também se submeteram aos exames e estavam posicionados na estação de coleta, logo cedo, quando os oficiais de coleta chegaram no local. Gabigol foi o único que não realizou o exame de sangue antes do treino.