Esportes

Vinicius Júnior é chamado de 'chimpanzé' por torcida do Atlético de Madrid antes de jogo da Champions

Novo episódio de racismo contra jogador brasileiro aconteceu do lado de fora do Estádio Metropolitano

Agência O Globo - GLOBO 13/03/2024
Vinicius Júnior é chamado de 'chimpanzé' por torcida do Atlético de Madrid antes de jogo da Champions
Vinicius Jr - Foto: Instagram- @vinijr

Torcedores do Atlético de Madrid foram gravados chamando o jogador brasileiro Vinicius Júnior de "chimpanze", em um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira. O episódio de racismo contra o craque do Real Madrid aconteceu do lado de fora Estádio Metropolitano, onde o Atlético e o Inter de Milão se enfrentaram na Champions League.

Segundo o jornal "As", o episódio aconteceu enquanto os torcedores aguardavam a chegada do ônibus do time. De início, o grupo começou a entoar o cântico tradicional "alé, alé, alé; Atleti te amo, com você até o fim". Alguns torcedores, no entanto, acabaram por alterar a letra para "Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé".

Não é a primeira vez que o jogador brasileiro é vítima de racismo. Em janeiro deste ano, um juiz de Pamplona (norte da Espanha) arquivou uma denúncia por insultos racistas contra o atacante. O magistrado do tribunal número 4 de Pamplona admitiu que “os fatos podem constituir um crime”, segundo o despacho do juiz, mas não existiam dados os suficientes para identificar os culpados.

Em outubro passado, o jogador testemunhou perante um juiz de Valência no âmbito da investigação que se realizava pelos insultos que recebeu num jogo da Liga contra a equipa do Che, no dia 21 de maio do ano passado.

Vinicius garantiu durante a cerimônia da Bola de Ouro, em novembro, que “é triste falar hoje de racismo, mas é preciso continuar lutando para que as pessoas sofram cada vez menos”. O brasileiro fez estas declarações numa cerimónia onde recebeu o prémio Sócrates, que premia projetos educativos no seu país e simboliza a sua luta contra a discriminação.