Esportes
Paris-2024: Regra do comitê da França veta Mbappé, Wembanyama e outras estrelas como porta-bandeiras
Presidente do CNOSF explicou conjunto de regras de elegibilidade para a função nesta quarta-feira
Como os Jogos Olímpicos de Paris se aproximando, o Comitê Olímpico e Esportivo Nacional da França (CNOSF) e o Comitê Paralímpico de Esportes da França (CPSF) divulgaram nesta quarta-feira regras importantes que ajudarão a definir os casal de porta-bandeiras da delegação francesa no evento. As exigências tiram da disputa, por exemplo, o atacante do PSG Kylian Mbappé e o jovem astro da NBA Victor Wembanyama.
Foram pelo menos regras explicadas por David Lappartient, presidente do CNOSF, entre elas a exigência de que os porta-bandeiras já tenham sido atletas olímpicos. Só essa regra já veta a elegibilidade de Mbappé, Wembanyama e outras estrelas como Antoine Dupont, do rúgbi, que podem disputar a Olimpíada pela primeira vez em 2024. O judoca Teddy Riner, que chegou a afirmar querer ser porta-bandeira novamente, como foi nos Jogos Rio-2016, também fica vetado pelas regras.
As regras divulgadas são:
O atleta deve ter sido atleta olímpico antes dos Jogos de Paris
O atleta não pode ter sido porta-bandeira antes
O atleta deve ter histórico de respeito à ética olímpica, incluindo não ter sido pego em casos de doping
Os dois atletas devem vir de confederações e esportes diferentes
— Decidimos em conjunto e de forma majoritária, você terá que já ter sido atleta olímpico para ser candidato. Ter sido atleta olímpico e não campeão olímpico. Esse é um critério. Em segundo lugar, não será permitido a quem já foi porta-estandarte. Esse desejo vem dos atletas e dos presidentes das federações olímpicas, que querem ter a chance. É algo único, é fabuloso estar associado a uma Olimpíada [...] Consideramos que há tanta riqueza no esporte francês que é normal ter novos atletas que podem se inscrever. É um critério debatido e amplamente apoiado. Devemos também respeitar e incorporar os valores olímpicos e paraolímpicos, bem como a ética esportiva. Todos esses critérios serão claros, porque, queremos dizer que, de modo geral, o objetivo é respeitar os critérios e valores olímpicos — diz David Lappartient
Os escolhidos serão votados pelas delegações olímpica e paralímpica francesas. Cabe às federações apresentar seus candidatos.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho e vão até o dia 11 de agosto.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados