Esportes

Morre criador de 'Dragon Ball': entenda o que é a 'fusão' de Akira Toriyama, que se tornou comemoração no futebol

As duplas Endrick e Guilherme Biro, Gabigol e Bruno Henrique já celebraram desta forma

Agência O Globo - GLOBO 09/03/2024
Morre criador de 'Dragon Ball': entenda o que é a 'fusão' de Akira Toriyama, que se tornou comemoração no futebol
Morre criador de 'Dragon Ball': entenda o que é a 'fusão' de Akira Toriyama, que se tornou comemoração no futebol - Foto: Reprodução / internet

A “fusão”, momento em que personagens se unem para combater vilões no anime japonês Dragon Ball Z, se tornou comemoração entre jogadores de futebol. A pose com tronco inclinado e dedos se encontrando foi criada por Akira Toriyama, que morreu na última sexta-feira, aos 68 anos, conforme anunciou a editora e o estúdio de produção do artista nesta sexta (8).

'Dragon Ball': Flamengo homenageia criador de mangá japonês

Vida reclusa: Akira Toriyama popularizou mangás muito além do Japão com 'Dragon Ball'

O mais recente caso é do atacante Endrick e o meio-campista Guilherme Biro, que comemoraram o segundo gol da vitória do Brasil por 2 a 1 contra a Venezuela, pela disputa do Pré-Olímpico. O atacante deu passe para o meio-campista marcar na segunda rodada do quadrangular na disputa pela vaga para as Olimpíadas de Paris.

O mangá japonês criado por Akira Toriyama tem como uma das suas marcas registradas o modo “fusão”. Os passos de dança e gritos marcam a união de forças de dois dos principais personagens para derrotar grandes vilões ao longo da saga. No entanto, o processo precisa ser realizado pelos protagonistas perfeitamente, caso contrário, o resultado da junção das potências é catastrófico na ficção.

A “fusão” nos gramados ocorre quando dois atletas tem um grande entrosamento e estão envolvidos diretamente na criação de uma jogada resultando em gol. O assistente e o marcador celebram juntos o momento.

Os atacantes Gabriel Barbosa e Bruno Henrique adotaram a comemoração, em 2019. O ano marcou na história a dupla do Flamengo pela conquista de títulos. Veja abaixo momentos em que os dois celebraram em homenagem ao desenho:

Além das duplas brasileiras, o paraguaio Cardozo também fez a pose o balançar das redes na Copa América de 2019. No entanto, o gol foi de pênalti e o jogador não foi servido por nenhum outro.