Esportes

Saiba quem são os quatro jogadores do Vélez acusados de abuso sexual

A mulher diz que foi violada pelos atletas em um quarto de hotel de Tucumán, no domingo

Agência O Globo - EXTRA 07/03/2024
Saiba quem são os quatro jogadores do Vélez acusados de abuso sexual

Quatro jogadores do Vélez Sarsfield, da Argentina, foram acusados de abuso sexual por uma jornalista, segundo os veículos da imprensa argentina, que noticiaram o caso nesta quinta-feira. A mulher informa que foi violada pelos atletas, no último domingo, em um quarto de hotel de Tucumán, logo depois do empate entre Vélez e Atlético Tucumán, pelo Campeonato Argentino.

O crime teria sido cometido pelo goleiro Sebastián Sosa, lateral-esquerdo Brian Cufre, atacante Abiel Osorio e meio-campista José Ignacio Florentín na madrugada de sábado para domingo. A jornalista fez a acusação na Divisão de Delitos contra as Pessoas da polícia de Tucumán dias depois do suposto ocorrido.

Nenhum dos quatro atletas foi titular na partida contra o Atlético Tucumán, mas apenas Abiel Osorio entrou no segundo tempo, aos 41 minutos, no lugar de Braian Romero. O jovem atacante de 21 anos, inclusive, é, dentre os quatro, quem está há mais tempo no elenco do Vélez. Sebastián Sosa e Braian Cufre chegaram nesta temporada, enquanto José Ignacio Florentín desembarcou na Argentina em 2022.

Sebastián Sosa é o mais velho dos quatro jogadores. O goleiro uruguaio, aos 37 anos, iniciou a carreira no Peñarol, do Uruguai, e já atuou por clubes como Boca Juniors, Independiente, Pumas, do México, e chegou no Vélez Sarsfield nesta temporada para a sua segunda passagem — a primeira foi entre 2012 e 2015. Ele era o goleiro reserva do Boca na final da Libertadores contra o Corinthians, em 2012.

O lateral-esquerdo Braian Cufre, de 27 anos, foi revelado pelo próprio Vélez Sarsfield, em 2015, se destacou e foi transferido para o Mallorca, da Espanha, cinco anos depois. Na passagem pela equipe espanhola, o defensor acumulou empréstimos para o Málada, também da Espanha, e para o New York City, dos Estados Unidos. Em janeiro deste ano, ele rescindiu com o Mallorca e retornou ao time argentino.

O paraguaio José Ignacio Florentín foi revelado no Guarani, do Paraguai, e se transferiu para o Vélez Sarsfield em 2022, logo após fazer a sua estreia na seleção de seu país, em um jogo contra o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Pela equipe argentina, são 69 jogos, cinco gols e quatro assistências. Números bem abaixo para um meio-campista ofensivo.

E o mais novo entre os jogadores envolvidos, o atacante Abiel Osório, de 21 anos, foi revelado pelo Vélez em 2021 e ganhou o apelido de 'El Tanque' devido à sua forma física. No ano passado, ele foi convocado para a Seleção Argentina Sub-23 pelo técnico Javier Mascherano, mas ficou de fora da disputa do pré-olímpico realizado em fevereiro, onde a Argentina bateu o Brasil e garantiu vaga nos Jogos.

Segundo relatos da vítima, ela aceitou um convite de Sosa para encontrá-lo em um hotel da cidade e se surpreendeu que lá também estavam os outros três jogadores. Disse que a noite transcorria bem, tomaram bebidas alcoólicas, até que se sentiu mal. Nesse momento afirmou que os atletas abusaram sexualmente dela. Concluiu contando que conseguiu deixar o local pela manhã.