Esportes

Maracanã: propostas técnicas são abertas e Flamengo questiona documentação do Vasco

Vice-presidente do Rubro-Negro diz que cruz-maltino incluiu jogos de outros clubes em documentos para cumprir regras do edital

Agência O Globo - GLOBO 05/03/2024
Maracanã: propostas técnicas são abertas e Flamengo questiona documentação do Vasco

O governo do estado do Rio de Janeiro cumpriu nesta terça-feira a segunda etapa do processo licitatório do Maracanã. Foram abertas as propostas técnicas dos três interessados em administrar o estádio pelos próximos 20 anos. A próxima fase, que é a abertura das propostas financeiras, ainda não tem data para acontecer.

A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Técnicos do governo vão analisar se as propostas estão de acordo com o exigido pelo edital. Os concorrentes também podem pedir impugnação das propostas dos adversários.

Os consórcios que disputam a administração do estádio são o Maracanã, formado por Flamengo e Fluminense; Maracanã para todos; que reúne Vasco, WTorre e Legends; e o RNGD, que pertence a Arena 360.

Flamengo contesta proposta do Vasco

Presente na cerimônia, o vice-presidente do Flamengo, Rodrigo Dunshee, questionou a proposta do Vasco. Segundo contou ao portal "UOL", o cruz-maltino incluiu jogos de outros clubes para atingir as metas estabelecidas pelo edital.

— Eu ouvi dizer que o consórcio do Vasco pretendeu apresentar jogos de um time de Brusque e também do Santos. O edital foi feito para a população do Rio de Janeiro. Se isso se confirmar, o Flamengo vai impugnar. Aliás, o Flamengo talvez nem tenha que impugnar porque a gente acredita que a própria comissão vá afastar essa questão, mas eu ainda não li. Ainda vou ter que ler com calma, mas é uma informação que eu recebi — disse ao UOL.

Segundo o edital, ganha mais pontos o consórcio que chegar mais próximo dos 70 jogos por ano. O peso da proposta técnica correspondente a 60% da pontuação final, enquanto a financeira tem peso de 40%.

Outras etapas

Ainda há duas etapas a serem concluídas. A abertura dos envelopes com as propostas financeiras, sem data estabelecida. Depois, haverá análise e período para impugnação. Superada essa fase, será divulgado o resultado final, também sem data definida.

De acordo com o governo do estado, a expectativa é que todo o processo seja finalizado até o meio do ano.