Esportes

Popular surfista australiano morre afogado após queda de prancha na Indonésia

Gunther Henry Kitzler, de 56 anos, foi localizado 24 horas depois dele ter sido arrastado pela correnteza na praia de Grajagan, em Java

Agência O Globo - GLOBO 05/03/2024
Popular surfista australiano morre afogado após queda de prancha na Indonésia

Um surfista australiano morreu em um local popular na província indonésia de Java Oriental, nesta terça-feira. O corpo de Gunther Henry Kitzler, de 56 anos, foi localizado 24 horas, a cerca de três quilômetros, depois dele ter sido arrastado pela correnteza na praia de Grajagan, um local famoso entre surfistas. Gunther era conhecido pelos amigos e colegas de esporte como o 'Grande G, um gigante amigável e do surfe pesado' e 'uma figura maior que a vida'.

'Tumulto processual': ministro do STJ nega pedido de amigo de Robinho para adiar julgamento e impõe multa

'Passa um filme na cabeça': Marcelo visita Xerém e acompanha treino do filho caçula no Fluminense

Essa praia é conhecida pelas grandes e ocas ondas, com oito níveis distintos de dificuldade que variam do intermediário ao avançado. Gunther estava acompanhado de dois amigos, um neozelandês e outro australiano quando entrou na água pouco antes dos colegas, de acordo com a Agência de Busca e Resgate de Surabaya.

“Quinze minutos depois, as duas pessoas viram a prancha flutuando com os pés de Gunther ainda amarrados à prancha. Enquanto tentava ajudar Gunther a chegar à praia, de repente houve uma grande onda que quebrou a corda da prancha de surf”, disse a agência.

Natural de Sydney, na Austrália, Gunther se mudou para a Indonésia há 25 anos. A revista especializada 'Tracks' o descreveu como um dos melhores surfistas de Bondi nas décadas de 1980 e 1990.

“Depois de se aventurar no cenário do surf profissional, Gunther acabou se apaixonando por Bali e se mudou para lá permanentemente. Nos últimos 25 anos, ele estabeleceu uma reputação em Bali como um gigante amigável e surfista que normalmente percorria a ilha ao amanhecer, compartilhando o relatório do surf com seus amigos, antes de remar.", escreveu a revista.

A Polícia investiga se Gunther perdeu a consciência antes de cair da prancha ou se ele foi vítima das condições do mar.