Esportes

Fernando Diniz é o treinador com pior aproveitamento em clássicos na história do Fluminense

Comandante tricolor conquistou apenas seis vitórias em 30 confrontos contra os principais rivais do Rio

Agência O Globo - GLOBO 04/03/2024
Fernando Diniz é o treinador com pior aproveitamento em clássicos na história do Fluminense
Fernando Diniz - Foto: Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

Sem vitórias em clássico nesta temporada, o Fluminense foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 2 no último domingo (4). Com o último resultado negativo, Fernando Diniz tem o pior aproveitamento de um treinador da história do clube contra os principais times do Rio: 30%.

Cuca no Athletico-PR: Torcedores do clube criticam acerto com treinador

Champions League: Uefa detalha como será o novo formato da competição, que começará na próxima temporada

Fernando Diniz já esteve à frente do tricolor em 30 clássicos. No total, o treinador soma 15 derrotas e apenas seis vitórias. O desempenho ofensivo — ponto alto de suas equipes — não é bom diante dos rivais estaduais. São apenas 27 gols marcados, com uma média inferior a um por partida.

O Fluminense vive um dos períodos mais vencedores de sua história, com os títulos do Campeonato Carioca, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Entretanto, o tricolor não consegue uma vitória contra os rivais do Rio desde a conquista do título estadual de 2023. A última foi justamente na final contra o Flamengo, na goleada de 4 a 1.

Desde a última vitória, 11 clássicos já foram disputados pelo Fluminense. O aproveitamento é de pouco mais de 15% neste período. Durante o jejum, o adversário mais indigesto do tricolor é o Botafogo. O alvinegro derrotou a equipe de Diniz nas três oportunidades que teve.

OS ÚLTIMOS 11 CLÁSSICOS DO FLUMINENSE

Dos 30 clássicos disputados pelo Fluminense sob o comando de Diniz, 20 aconteceram na sua segunda passagem pelo clube. Apesar deste aproveitamento ser baixo (35%), ainda é 15% maior em relação a primeira vez que esteve à frente do clube, entre janeiro e agosto de 2019.

Tentando o tricampeonato consecutivo do Campeonato Carioca, o Fluminense precisa quebrar o jejum de 11 clássicos sem vitória. Na semifinal, o tricolor enfrenta o Flamengo. Por ter conquistado a Taça Guanabara, o rubro-negro garante a classificação com dois empates. Quem avançar enfrenta Nova Iguaçu ou Vasco na grande decisão da competição.