Esportes
Brasil tenta manter hegemonia no mundial de surfe
Filipe Toledo e João Chianca são os representantes do país entre os cinco competidores que disputam o WSL Finals, na Califórnia
Dois brasileiros, dois australianos e um americano entrarão na água em Trestles, na Califórnia. Apenas um deles terminará o dia com o título de campeão mundial de surfe de 2023. O prazo de realização do WSL Finals, evento em “matamata” que define o número 1 da temporada, começa hoje e vai até o próximo dia 16, mas as previsões apontam boas chances que ele seja disputado neste domingo.
Filipe Toledo e João Chianca são os brasileiros na disputa, tentando manter no país a taça — Toledo venceu no ano passado, Gabriel Medina em 2021 e 2018 e Italo Ferreira em 2019, o circuito não foi realizado em 2020 por causa da pandemia
Quarto do ranking na temporada, João entra na água logo na primeira bateria, contra o australiano Jack Robinson. Quem vencer, enfrentará outro australiano, Ethan Ewing. O melhor deste confronto terá pela frente o americano Griffin Colapinto, número 2 do ranking. E quem, enfim, passar por esse duelo medirá forças com Filipe numa melhor de três baterias para definir o campeão.
— O Filipe é favorito, tem tudo para repetir a vitória do ano passado. Tem uma facilidade muito grande para fazer as manobras indicadas pelo critério exposto pela WSL. Vejo o Colapinto como o adversário a ser batido. É local e domina bem as manobras aéreas também — analisa Marcelo Andrade, do programa especializado “Por Dentro do Tour”.
— As disputas vão ser duríssimas. São vários atletas de alto nível e que podem surpreender — diz Filipe.
No feminino, a havaiana Carissa Moore é a favorita para conquistar seu sexto título mundial. As demais finalistas são as australiana Tyler Wright e Molly Picklum e as americanas Caroline Marks e Caitlin Simmers.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido