Esportes
O que esperar de Valencia e Rochet, heróis do Inter na Libertadores, nos ciclos de Equador e Uruguai para 2026?
Convocações serão divulgadas neste fim de semana; jogadores são considerados presenças certas
Não foram precisos nem dois meses para os torcedores do Internacional elegerem Sergio Rochet e Enner Valencia como novos heróis do time. Desde que estreou, em julho, a dupla vem se destacando nas partidas Colorado na Libertadores da América. O time está a três partidas do sonhado tricampeonato.
Tamanho sucesso já faz os colorados perguntarem torcerem por seus heróis também nas respectivas seleções. Equador e Uruguai ainda não divulgaram as listas de jogadores para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa 2026. Mas os dois iniciam o ciclo em alta e com grandes chances de estarem em mais um Mundial.
De Rochet a Valencia: Os perigos que o Internacional oferece ao Fluminense caso avance à semifinal da Libertadores
Flamengo: Festa de Gabigol divide elenco, é marcada por ausência de comissão e diretoria e tem veto a celulares
O técnico espanhol Félix Sánchez Bas divulgará no domingo a lista do Equador, que enfrentará a Argentina (dia 7, em Buenos Aires) e o próprio Uruguai (dia 12, em Quito). Mas ninguém no país cogita a possibilidade de Valencia não ser lembrado. Com 33 anos, o atacante foi o goleador da seleção na Copa do Catar, com três marcados, e segue com o prestígio em alta. Nos dois primeiros amistosos do novo ciclo, contra Costa Rica e Bolívia,
Na Copa dos EUA, México e Canadá, Valencia estará com 37. Difícil saber se manterá o nível de agora até lá. Mas ao menos até a Copa América do ano que vem o jogador deve ser uma constante na equipe de Sánchez Bas.
- Enner está num grande momento. É nosso capitão e temos muitas alternativas para fazer companhia a ele, isso que é bom. Esperamos escolher bem e ter um bom rendimento - disse Sánchez Bas, no início do mês, ao Diário Olé Equador.
No Uruguai, Rochet não tem o mesmo status de Valencia na seleção equatoriana. E não tinha como ser diferente. Afinal, o goleiro de 30 anos precisou esperar o fim do ciclo de Muslera como titular absoluto. Soma apenas 13 partidas pela Celeste, enquanto seu companheiro de Inter é o goleador máximo da história do Equador (40 marcados), com duas Copas no currículo (2014 e 2022).
Ainda assim, no Uruguai não há dúvidas de que Rochet estará na lista de Marcelo Bielsa. A discussão por lá está em torno da provável ausência de Luis Suárez. O anúncio dos convocados para os jogos contra Chile (dia 8, em Montevidéu) e Equador está prevista para esta sexta.
A presença de Rochet é tida como certa. O goleiro escapou da responsabilização pela queda na fase de grupos da Copa do Catar e segue prestigiado. Foi titular nos dois amistosos seguintes (Japão e Cuba) e hoje é considerado o principal jogador da posição pelo país. Sai na frente na corrida para o Mundial de 2026.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido