Esportes
Maioria dos times prioriza reta final das copas internacionais; veja números
Clubes do Brasileirão que se mantêm vivos nos torneios da Conmebol precisam gerir o uso do elenco
A quatro vitórias de um título internacional, precisando da vitória para avançar às semifinais, o Botafogo manterá esta noite a estratégia adotada durante toda a Sul-Americana: vai poupar jogadores e escalar um time misto na partida de volta contra o Defensa y Justicia, às 19h, em Buenos Aires. A prioridade continua sendo o Brasileiro, competição que o alvinegro lidera com folga. Hoje, Bruno Lage tentará compensar a instabilidade que virou rotina no torneio sul-americano com a disposição de atletas que não atuam tanto no campeonato nacional.
— Temos é que colocar gente que esteja sempre preparada e pronta para jogar em intensidade alta. Só que há determinados jogadores que são distintos em algumas coisas. O jogo com o Cruzeiro foi um aprendizado para percebermos que há jogadores que não podem ser submetidos a muitos jogos consecutivos porque o rendimento não é o mesmo — explicou o treinador no fim de semana, referindo-se à partida no início do mês, em que o time não teve boa atuação e terminou empatada.
Seleção brasileira: Vini Jr. é cortado por lesão; Raphinha é chamado
Ataque à delegação alvinegra: Fluminense repudia violência de torcedores contra ônibus do Botafogo
Mesmo assim, entre as oito equipes do país ainda vivas nas competições internacionais, o Botafogo está longe de ser o que utiliza maior número de atletas, como tentativa de descansar seus destaques. É apenas o quinto da lista. Nos últimos oito confrontos — desde aquele que antecede as oitavas da Sul-Americana, há um mês —, vinte e sete jogadores diferentes foram utilizados, sendo 25 no Brasileirão e 25 no torneio sul-americano.
Ou seja: a ideia de Lage é, sim, poupar titulares na Sul-Americana, mas mantendo em ação alguns deles, seja para manterem a estrutura do time inicial ou para entrarem como reforço no decorrer dos jogos. Destaque no Brasileirão, o meia Marlon Freitas é o único que disputou todas essas oito partidas. Para esta noite, o técnico português optou por não relacionar Eduardo e Victor Sá, mas terá a volta do capitão Marçal, que estava lesionado e tende a começar no banco. Na frente, Luis Henrique deve estar entre os titulares.
Mas o Botafogo é uma exceção no grupo. Os outros sete times mostram claramente que priorizam o mata-mata: utilizam menos jogadores nas competições internacionais do que no Brasileirão, ou seja, escalam mais titulares. O São Paulo de Dorival Júnior é, ao lado do América-MG, a equipe que usou mais jogadores diferentes no período (com um jogo a mais em razão da disputa da Copa do Brasil): 30. Desses, vinte e dois jogaram na Sul-Americana.
— Todos os jogadores são titulares, não defino time titular e reserva — ponderou Dorival após a derrota de domingo para o América-MG, quando só colocou nomes como Lucas Moura e Calleri na segunda etapa.
Quem também deixa claro seu foco na taça internacional é o Fluminense. Contra o Athletico, pelo Brasileiro, no último domingo, Fernando Diniz poupou os 11 atletas que haviam sido titulares diante do Olimpia, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores.
A equipe que menos utilizou jogadores no período foi o Palmeiras de Abel Ferreira: 23, sendo 18 na Libertadores. No último domingo, contra o Vasco, o time sofreu um duro golpe. Dudu, peça fundamental do ataque, rompeu os ligamentos do joelho direito e não joga mais nesta temporada.
Enorme perda para o Palmeiras, a lesão é exemplo de que poupar não previne lesões. O atacante não disputava uma partida de Brasileiro havia mais de um mês. Depois, só atuou em mata-matas — quatro em um mês e meio. Voltou contra o cruz-maltino e se lesionou com 43 minutos. Sem ele, às 21h30, os paulistas enfrentam o Deportivo Pereira na volta das quartas de final. Depois de golear por 4 a 0 no jogo de ida, Abel não indicou se, desta vez, descansará titulares na Libertadores.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido