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Couro, pontos de contato e protetor lombar: que equipamentos de segurança o Brasileiro de Motovelocidade exige de seus pilotos

Etapa da categoria Moto1000GP em Cascavel teve acidente com morte de dois pilotos

Agência O Globo - GLOBO 29/08/2023
Couro, pontos de contato e protetor lombar: que equipamentos de segurança o Brasileiro de Motovelocidade exige de seus pilotos

Uma tragédia marcou a etapa de Cascavel do Moto1000GP, categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, no domingo. O acidente que terminou com as mortes de Érico Verissimo, de 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, de 42, chocou pela violência das imagens e pelo resultado fatal para os competidores.

Nas imagens, André escorrega e cai da moto após uma curva. Ele se levanta e tenta sinalizar para outros pilotos, mas acaba atingido e arremessado por Érico — que também não resistiu aos ferimentos da queda. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), tem regulamentos específicos para os equipamentos de segurança que devem ser utilizados pelos pilotos.

Os itens exigidos incluem macacão em couro com proteções adicionais nos pontos de contato, como joelho, cotovelos, dorso e ombros, botas e luvas de proteção em couro e protetor lombar. Quanto ao capacete, a organização exige o tipo de fixação de jugular, "conforme umas das normas nacionais e internacionais oficiais", além de viseiras que não estilhacem.

Quanto à pista, o presidente da CBM, Firmo Henrique Alves, afirmou ao GLOBO que se tratou de uma "fatalidade" e não deve motivar uma revisão específica dos padrões de segurança.

— O nível de segurança depende do campeonato e nós usamos os melhores — contou.

Veja as exigências de equipamentos de segurança dos pilotos no Brasileiro de Motovelocidade. O regulamento completo, incluindo questões envolvendo as motocicletas, pode ser lido no site da entidade clicando aqui.

1.21. Equipamento dos pilotos:

Qualquer questão sobre a adequação ou condição do equipamento do piloto será decidida pelo Comissário técnico que, na dúvida, poderá consultar o fabricante do equipamento antes de tomar uma decisão final.

1.21.1. Macacão:

1.21.1.1. Os pilotos têm de usar um macacão peça única em couro com proteções adicionais em couro ou de outros materiais nos principais pontos de contato (joelhos, cotovelos, ombros, as duas zonas do dorso e articulação da bacia etc).

1.21.1.2. Os pilotos devem utilizar luvas de proteção em couro.

1.21.1.3. As botas dos pilotos devem ser de couro ou em material de substituição aprovado e ter uma altura mínima 200 mm, de modo a que, em conjunto com o macacão e as luvas esteja assegurada uma proteção completa.

1.21.1.4. Equipamentos feitos com materiais de substituição do couro podem ser utilizados, desde que autorizados pelo Comissário Técnico.

1.21.1.5. É obrigatória a utilização de uma proteção lombar (protetor de coluna).

1.21.1.6. Os fabricantes dos equipamentos de vestuário devem assegurar que os produtos e os materiais que utilizam atendem a qualidade mínima de segurança. A organização do campeonato não pode ser tida como responsável se, num acidente ou em qualquer outra situação, um piloto se machuque devido à utilização destes equipamentos.

1.21.2. Capacete:

1.21.2.1. É obrigatória a utilização de um capacete em bom estado de conservação e que deve estar convenientemente apertado e ajustado durante as sessões de treinos, warm-up e corrida. O capacete deve ter um sistema de fixação pela jugular.

1.21.2.2. Os capacetes devem ser do tipo integral e estar conforme umas das normas nacionais e internacionais oficiais.

1.21.3. Viseiras

Proteções descartáveis para a viseira são autorizadas. As viseiras dos capacetes devem ser fabricadas em material SECURIT® (shatterproof), a prova de estilhaçamento.