Esportes

Federação Espanhola de Futebol pede a demissão de Luis Rubiales

Dirigentes de federações territoriais reuniram nesta segunda para deliberar assunto

Agência O Globo - GLOBO 28/08/2023
Federação Espanhola de Futebol pede a demissão de Luis Rubiales
Rubiales - Foto: REUTERS/Hannah Mckay/Direitos Reservados

Os dirigentes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, pediram esta segunda-feira a demissão imediata de Luis Rubiales, afastado de presidência da entidade após ser acusado de forçar um beijo na jogadora da seleção feminina Jenni Hermoso, durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo, em que a Espanha venceu.

“Após os últimos acontecimentos e os comportamentos inaceitáveis ​​que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que o Sr. Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF”, afirmou um comunicado da Federação.

Os dirigentes da federação, que tinham sido convocados com urgência pelo presidente interino da RFEF, Pedro Rocha, vão apelar a “uma reestruturação orgânica profunda e iminente em posições estratégicas da Federação para abrir caminho a uma nova etapa de gestão no futebol espanhol”.

“Além disso, instamos o presidente Pedro Rocha a retirar imediatamente a última comunicação em nome da Federação com a FIFA e a UEFA que conhecemos hoje”, acrescentou o comunicado.

'Comportamento vergonhoso': Marta defende Hermoso após beijo forçado de dirigente espanhol na Copa

A nota refere-se a reportagens de imprensa, segundo as quais o secretário-geral da RFEF, Andreu Camps, denunciou perante a UEFA a interferência do governo espanhol. Os presidentes territoriais asseguram ainda que a RFEF “mantém o seu compromisso de continuar a implementar o seu investimento, bem como as políticas de igualdade para o desenvolvimento do futebol feminino”.

As lideranças territoriais também parabenizam a seleção feminina pela vitória na Copa do Mundo.

“Expressamos a nossa admiração e gratidão a um grupo irrepetível de jogadoras e estendemos os nossos parabéns a todas aquelas que construíram, ao longo dos anos com determinação, o crescimento do futebol feminino”, afirma o comunicado.