Esportes
Raulzinho rompe tendão patelar do joelho direito e está fora do restante da Copa do Mundo de basquete
Jogador teve queda no início do terceiro quarto e foi atendido de imediato, ainda na quadra; Brasil estreou com vitória
Um dos pilares da seleção brasileira de basquete, comandada pelo técnico Gustavo De Conti, Raulzinho sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho direito logo na estreia da Copa do Mundo de Basquete e está fora do restante da competição. O jogador que deixou nesta temporada o Cleveland Cavaliers, da NBA, para jogar no Fenerbahçe, da Turquia, não atuava pela seleção brasileira há sete anos.
O Brasil derrotou o Irã por 100 a 59, na primeira rodada do Grupo G, na Arena Indonésia, em Jacarta. O próximo rival é a Espanha, na segunda-feira, 28, às 10h30 (com transmissão ao vivo da ESPN e do Star Plus).
O jogador havia caído na quadra no início do terceiro quarto e foi atendido de imediato. Saiu de maca e foi fazer exames em um hospital da cidade para detectar o grau da lesão. Ele tinha 15 minutos em quadra, com oito pontos, quatro assistências e dois rebotes. A lesão foi confirmada em exame de ressonância magnética feita minutos depois no hospital oficial do evento.
Veja o Boletim Médico da Confederação Brasileira de Basquete (CBB): "O atleta Raul Neto sofreu ruptura do tendão patelar do joelho direito durante o terceiro quarto da partida entre Brasil e Irã, pela abertura do Grupo G da Copa do Mundo, em Jacarta, na Indonésia. Raul sofreu uma queda no início do terceiro quarto e foi atendido de imediato, ainda na quadra, com suspeita de ruptura do tendão patelar. A lesão foi confirmada em exame de ressonância magnética feita minutos depois no hospital oficial do evento, sob orientação e acompanhamento do Diretor de Saúde e médico da Seleção Brasileira, Carlos Vicente Andreoli.
Raul sofreu a ruptura no movimento de salto. O atleta foi imobilizado, já está no hotel com a delegação e sob os cuidados do departamento médico. Com o diagnóstico, está fora do restante da Copa do Mundo e neste momento a CBB trata das questões logísticas do atleta"
Copa do Mundo
A seleção está no Grupo G do Mundial, ao lado de Irã, Espanha e Costa do Marfim. Na primeira fase, enfrenta os três rivais e os dois melhores avançam para a segunda fase. Nesse estágio, será formado uma nova chave com os dois melhores do Grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano. Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final.
A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido