Esportes

Em alta, cocaína supera álcool como grande preocupação em jogos no Reino Unido; entenda

Segundo a pesquisa, o aumento do uso da droga gera mais conflitos e casos de violência em dias de jogos

Agência O Globo - GLOBO 21/08/2023
Em alta, cocaína supera álcool como grande preocupação em jogos no Reino Unido; entenda
Reino Unido - Foto: Hannah Mckay/EPA/Agência Lusa Fonte: Agência Brasil

O consumo de cocaína nos estádios de futebol se tornou a mais nova preocupação de segurança no Reino Unido. De acordo com uma pesquisa liderada por especialistas em saúde e comportamento da Universidade de Stirling, que ouviu torcedores na Inglaterra e na Escócia, a polícia dos locais, conselheiros do governo e organizações de segurança, o uso da droga em partidas substituiu o álcool como um grande problema nas partidas.

Olga Carmona: Pai da autora do gol do título da Espanha, faleceu antes da final da Copa do Mundo feminina

Veja também: Políticos cobram renúncia de presidente da Federação que forçou beijo em jogadora da Espanha após título da Copa

A pesquisa investigou a relação entre os torcedores e o álcool, e descobriu que tanto os frequentadores quanto as organizações envolvidas na segurança dos jogos notaram um aumento no uso de cocaína pelos frequentadores. Um representante da polícia descreveu o uso da substância como 'extenso' e acredita que se tornou o fator de maior influência na violência e no comportamento mais agressivo em dias de jogo.

O pesquisador Richard Purves, do Instituto de Saúde e Marketing Social de Stirling e principal autor da pesquisa, relatou que a combinação da cocaína e do álcool é um fator que intensifica a violência entre torcedores nos estádios.

— Encontramos preocupações generalizadas sobre uma crescente cultura de drogas entre os torcedores de futebol. A cocaína parece ser particularmente prevalente e, quando usada em conjunto com o álcool, foi descrita como uma “mistura perfeita” em termos de intensificação combinada de experiências embriagadas, com sensação de prazer ou transgressivas, que desrespeitam as regras, em dias de jogo — disse.

Acusações de violência sexual e tentativa de estupro: Após investigação interna, Manchester United decide dispensar Mason Greenwood

— Tanto as partes interessadas organizacionais quanto os participantes do grupo com maior foco relataram o que acreditam ser uma crescente cultura de drogas no futebol. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente a verdadeira extensão e o impacto das drogas controladas no comportamento dos torcedores de futebol e em outros esportes, especialmente no contexto de avaliar as possíveis variantes desta questão para potencialmente reformar os regulamentos sobre o uso de álcool nos jogos — completou.

Legislação em vigor

De acordo com a atual legislação da Inglaterra, os torcedores de futebol podem comprar álcool nos estádios, mas não podem ser consumidos em vista do campo. Na Escócia a venda é proibida, exceto em ambientes já conhecidos pela hospitalidade entre frequentadores.

Os participantes do estudo acreditam que os torcedores de futebol são percebidos de maneira diferente em comparação com os torcedores de outros esportes. Segundo eles, a legislação permite que os torcedores de outras modalidades possam consumir álcool nesses espaços de festividade, enquanto os de futebol tem mais restrições.

Os participantes também concordaram que o histórico de consumo excessivo de álcool e a violência associados aos torcedores da modalidade levaram a má reputação, no entanto, dizem que essa visão está desatualizada.