Esportes

Tudo o que você precisa saber sobre os grupos da CONMEBOL Libertadores

CONMEBOL.com / OPTA 30/03/2023
Tudo o que você precisa saber sobre os grupos da CONMEBOL Libertadores

Foi realizado o sorteio para a Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2023.
Conheça alguns antecedentes dos 32 times participantes.
A Fase de Grupos da CONNMEBOL Libertadores 2023 está chegando e já conhecemos os 8 grupos onde 32 equipes se enfrentarão para definir a classificação para as Oitavas de Final.

Estes são os dados mais importantes sobre as equipes que participam da busca pela Glória Eterna.

– Grupo A –

">www.instagram.com/embed.js"> style="padding:16px;">

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CONMEBOL Libertadores (@libertadores)

">

www.instagram.com/embed.js"> class="instagram-media" data-instgrm-captioned="" data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CqUHvy4jUAz/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style="background: rgb(255, 255, 255); border: 0px; border-radius: 3px; box-shadow: rgba(0, 0, 0, 0.5) 0px 0px 1px 0px, rgba(0, 0, 0, 0.15) 0px 1px 10px 0px; margin: 1px; max-width: 540px; min-width: 326px; padding: 0px; width: calc(100% - 2px); text-align: justify;">

Flamengo (Brasil)
Flamengo enfrentará duas equipes que estreiam na CONMEBOL Libertadores (Aucas e Ñublense). O único time em fazer a estreia nesta competição contra o Flamengo foi o Coronel Bolognesi em 2008 (0-0).

Racing (Argentina)

Racing nunca perdeu do Flamengo em competições CONMEBOL. Em quatro jogos, a ‘Academia’ empatou três e venceu um, avançando de rodada em seus dois enfrentamentos diretos (Semifinal da Supercopa 1992 e Oitavas de Final da Libertadores 2020).

Aucas (Equador)

Em sua sétima participação em torneios CONMEBOL será a primeira vez que Aucas enfrentará um rival do Chile. Na Libertadores 2023, a equipe equatoriana foi escalada com o Ñublense.

Ñublense (Chile)

Após participar da Sudamericana 2008 e 2022, a Libertadores 2023 será o primeiro torneio CONMEBOL onde o Ñublense enfrentará rivais da Argentina, Brasil e Equador. Anteriormente só confrontou o Sport Ancash (Peru) e Unión La Calera (Chile).

– Grupo B –



Nacional (Uruguai)

Apesar de terem se enfrentado em uma das últimas quinze edições da CONMEBOL Libertadores, Nacional nunca jogou tantas vezes contra uma equipe do Brasil no torneio como contra o Internacional de Porto Alegre (10PJ, 2V 3E 5D).

Internacional (Brasil)

Internacional venceu seus dois jogos contra o Independiente Medellín em competições CONMEBOL (1-0 e 2-0 na Sudamericana 2022). Além disso, só perdeu um de seus últimos oito duelos contra o Nacional nessas competições (5V 2E).

Metropolitanos (Venezuela)

Metropolitanos compartilhará grupo da Libertadores 2023 com o Independiente Medellín em seu primeiro enfrentamento contra rivais da Colômbia desde que começou a participar de torneios CONMEBOL.

Independiente Medellín (Colômbia)

Independiente Medellín só perdeu um de seus últimos seis encontros com rivais brasileiros na CONMEBOL Libertadores (2V 3E).

– Grupo C –



Palmeiras (Brasil)

Palmeiras jogou 12 vezes contra o Cerro Porteño na CONMEBOL Libertadores (6V 4E 2D). A equipe brasileira confrontou o ‘Ciclón’ na fase de grupos em quatro oportunidades (1999, 2001, 2005 e 2006).

Barcelona (Equador)

Barcelona enfrentou 10 vezes o Cerro Porteño na CONMEBOL Libertadores, mais que nenhum outro rival paraguaio na história do torneio. Desde 1996 não se enfrentam na fase de grupos.

Bolívar (Bolívia)

Bolívar jogou 14 vezes contra seus rivais do Grupo C na CONMEBOL Libertadores (5V 2E 7D): Palmeiras, Cerro Porteño e Barcelona. Como local, só perdeu uma vez para essas equipes (5V 1E).

Cerro Porteño (Paraguai)

Cerro Porteño é o sétimo time com mais gols na CONMEBOL Libertadores (415). O ‘Ciclón’ compartilha o Grupo C com o sexto (Palmeiras, 429) e o oitavo (Bolívar, 360) desse ranking.

– Grupo D –




River Plate (Argentina)

River Plate enfrentou 6 vezes The Strongest na CONMEBOL Libertadores (4V 1E 1D). O ‘Millonario’ anotou pelo menos 1 gol em todos os jogos e em três deles conseguiu anotar 4 ou mais gols.

Fluminense (Brasil)

Fluminense enfrentou o River Plate na CONMEBOL Libertadores 2021, também no Grupo D. Em ambos os jogos, o Flu se manteve invicto contra o ‘Millonario’ (1V 1E).

The Strongest (Bolívia)

The Strongest enfrentará o Fluminense na CONMEBOL Libertadores 2023. Os 32 duelos do ‘Aurinegro’ contra rivais do Brasil na competição foram na fase de grupos e esta é a primeira vez que jogará contra o Flu.

Sporting Cristal (Peru)

Sporting Cristal não perdeu nenhuma das 9 partidas nas quais recebeu equipes da Bolívia na CONMEBOL Libertadores (7V 2E). Na edição 2023 da competição, a equipe peruana jogará contra The Strongest.

– Grupo E –



Independiente del Valle (Equador)

Independiente del Valle terá seu primeiro jogo contra Corinthians, Argentinos Juniors e Liverpool na CONMEBOL Libertadores. Contudo, já jogou contra a equipe brasileira na Semifinal da Sudamericana 2019 (1V 1E).

Corinthians (Brasil)

Corinthians, rival do Argentinos Juniors no Grupo E, jogará contra uma equipe argentina pela terceira vez consecutiva na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores (Boca Juniors em 2022 e Independiente em 2018).

Argentinos Juniors (Argentina)

Argentinos Juniors perdeu só 1 de 6 enfrentamentos contra rivais do Brasil na CONMEBOL Libertadores (3V 2E). Corinthians será a terceira equipe brasileira em enfrentar o ‘Bicho’ no torneio após Fluminense (1985 e 2011) e Vasco da Gama (1985).

Liverpool (Uruguai)

A única vitória do Liverpool na CONMEBOL Libertadores foi contra um time do Equador: 2-1 x Universidad Católica em 2021. Na edição de 2023 do torneio, o clube uruguaio enfrentará o Independiente del Valle na fase de grupos.

– Grupo F –



Boca Juniors (Argentina)

Boca Juniors nunca foi eliminado na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores no século XXI quando compartilhou zona com um rival da Colômbia. Agora que divide o grupo com o Deportivo Pereira, o cenário será repetido pela nona vez.

Colo-Colo (Chile)

Colo-Colo enfrentou 8 vezes o Boca Juniors na CONMEBOL Libertadores (3V 1E 4D). O time chilena venceu 2 de seus últimos 3 jogos (1D) contra o ‘Xeneize’ e anotou 6 gols.

Monagas (Venezuela)

Monagas, rival do Colo-Colo no Grupo F, tem duas vitórias na CONMEBOL Libertadores. Uma delas foi contra uma equipe chilena (1-0 x Everton de Viña del Mar em 2022).

Deportivo Pereira (Colômbia)

Deportivo Pereira será o quinto rival colombiano em enfrentar o Boca Juniors em fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. Os times ‘cafeteiros’ nunca perderam o primeiro enfrentamento contra o ‘Xeneize’ em dita instância: Deportivo Cali e DIM venceram seus jogos, enquanto Junior e Tolima empataram.

– Grupo G –



Athletico Paranaense (Brasil)

O Athletico Paranaense confrontou seis vezes o Libertad na Libertadores (4V 1E 1D). Quatro dessas partidas foram em 2022 (2V 1E 1D).

Libertad (Paraguai)

Libertad, adversário do Athletico Paranaense e do Atlético Mineiro no Grupo G, avançou as duas últimas vezes que dividiu um grupo com um time brasileiro na CONMEBOL Libertadores (Athletico Paranaense em 2022 e Grêmio em 2019).

Alianza Lima (Peru)

O Alianza Lima não compartilhava um grupo com duas equipes brasileiras na CONMEBOL Libertadores desde 1997, quando foi escalado junto com o Cruzeiro e o Grêmio. Na edição de 2023, os ‘Blanquiazules’ jogarão contra o Athletico Paranaense e o Atlético Mineiro.

Atlético Mineiro (Brasil)

O Atlético Mineiro avançou nas duas últimas fases de grupos da CONMEBOL Libertadores, nas quais dividiu um grupo com um adversário do mesmo país (São Paulo em 2013 e América Mineiro em 2022).

– Grupo H –



Olímpia (Paraguai)

Olímpia enfrentará novamente Melgar na CONMEBOL Libertadores pela primeira vez desde 1982, quando o time paraguaio venceu duas vezes, ambas deixando o arco intacto (3-0 de visitante e 4-0 em casa na fase de grupos).

Atlético Nacional (Colômbia)

Apesar de se enfrentarem em quatro edições diferentes da CONMEBOL Libertadores, o Atlético Nacional jogará contra o Olímpia pela primeira vez na fase de grupos da competição. O primeiro encontro entre as duas equipes no torneio foi em 1989, quando o ‘Verdolaga’ conquistou o troféu nos pênaltis na final.

Melgar (Peru)

Melgar não compartilha uma zona com uma equipe paraguaia na CONMEBOL Libertadores desde a edição de 1982, quando também foi emparelhado com o Olímpia, bem como em 2023 (além do Sol de América).

Patronato (Argentina)

Patronato será o 13ª conjunto argentino a enfrentar o Olímpia na CONMEBOL Libertadores. As equipes argentinas só perderam uma vez em 19 partidas que receberam o time ‘Franjeado’ no torneio (12V 6E).