Esportes

Sociedade Interamericana de Imprensa convida Presidente da CONMEBOL à Assembleia

31/10/2022
Sociedade Interamericana de Imprensa convida Presidente da CONMEBOL à Assembleia

  • O titular da Confederação Sul-Americana de Futebol enviou um vídeo com seus pensamentos sobre futebol, jornalismo e a Copa do Mundo.
  • Ele destacou a ajuda que a imprensa pode dar na luta pela transparência no futebol, investigando o papel de indivíduos, bancos e empresas no esquema de corrupção da antiga liderança.

O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, enviou um vídeo para a Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) com suas reflexões sobre o futebol, o jornalismo e a próxima Copa do Mundo do Qatar. Isto foi em resposta a um convite dos organizadores do encontro, que ocorreu em Madri, Espanha.

Domínguez cumprimentou “seus amigos na SIP” e afirmou que um de seus maiores orgulhos é ter sido vice-presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa do Paraguai, durante os anos em que dirigiu vários meios de comunicação. Ele garantiu que a mesma bandeira de transparência que ergueu como membro da SIP é a que orienta sua gestão na Confederação Sul-Americana de Futebol.

Neste sentido, ele lembrou que, embora a CONMEBOL tenha conseguido recuperar milhões de dólares das mãos da corrupção, ainda há quantias significativas de dinheiro que devem ser devolvidas ao futebol sul-americano. Ele destacou que a imprensa poderia contribuir decisivamente para este processo de limpeza do futebol, investigando e esclarecendo a rota do dinheiro desviado pela antiga liderança e o papel desempenhado nestes atos por indivíduos, bancos e empresas.

Neste sentido, desde 2017, existe no Ministério Público do Paraguai uma investigação aberta que involucra bancos que operam no mercado paraguaio, como o Banco Atlas – pertencente ao Grupo Zuccolillo – e o Banco do Brasil, entre outras empresas. Em alguns o dinheiro já foi recuperado, em outros ainda está sob investigação.

Em relação à Copa do Mundo do Qatar, o chefe da CONMEBOL ressaltou que “o futebol sempre une, nunca divide; o futebol gera empatia, nunca intolerância. O futebol abre portas. É a magia da bola que nos permite entrar e conhecer culturas que parecem fechadas. O futebol é uma ponte que conecta pessoas, países e culturas. Não há ninguém melhor para atravessar essa ponte do que o jornalismo, para contar histórias humanas, para mostrar diferenças e semelhanças culturais com um espírito respeitoso e construtivo”.

Ele também destacou o papel transformador do futebol nas sociedades, dando como exemplo o crescimento do futebol feminino, que tem ajudado a superar barreiras e preconceitos.

Para encerrar, Dominguez desejou à SIP uma Assembleia Geral frutífera e convidou a todos para desfrutar da maior festa do futebol, que começa dentro de poucos dias no Qatar.