Economia
Fiesp projeta crescimento de 0,2% do PIB no 2º trimestre e 2,4% no fechamento do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que não para de driblar os modelos econométricos e surpreender os analistas, deve crescer 0,2% no segundo trimestre. É o que prevê o Fiesp Data Tracker, rastreador de atividade da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
No acumulado dos três primeiros meses deste ano a economia avançou 1,4%. A previsão é de que o PIB do segundo trimestre seja divulgado no começo de setembro.
Pela ótica da oferta, o Tracker da Fiesp estima queda de 0,6% no PIB da Agropecuária, retração de 0,7% na indústria de transformação e avanço moderado de 0,4% da indústria geral. O setor de serviços também deve apresentar crescimento moderado de 0,3%.
Pela ótica da demanda, o monitoramento da entidade aponta para um crescimento de 0,6% do consumo das famílias. Já os gastos do governo, tema preferido dos analistas por conta do fiscal, deverá acumular no trimestre em análise uma queda de 0,4%.
Já os investimentos na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) sinalizam retração 0,7%. As exportações deverão crescer 0,2% e as importações devem encolher 1,5%.
Para 2025, a Fiesp espera crescimento de 2,4% da economia brasileira, o que se confirmado representará uma desaceleração de 1 ponto porcentual em relação à taxa de expansão, de 3,4%, registrada no ano passado.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira