Economia
Movimento de cargas em julho no Porto de Santos é recorde após anúncio de tarifaço dos EUA
O Porto de Santos movimentou mais de 17 milhões de toneladas em julho. Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) diz que os dados indicam retomada da corrida das exportações após anúncio dos Estados Unidos de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. "Já tínhamos afirmado na primeira quinzena do mês que havia um aumento expressivo dos embarques no porto", disse na nota o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. "São dados preliminares, mas este 'recorde dos recordes' demonstra a importância de Santos em momentos decisivos da história, como este."
Conforme a APS, notou-se "nos últimos dias intenso movimento de navios sendo carregados e seguindo rumo à Europa e aos Estados Unidos".
Houve aumento de 10% no embarque de granéis sólidos (grãos diversos), com 900 mil toneladas em julho; de 4% de contêineres, com 200 mil toneladas no mesmo mês; 9% de carga solta, com 85 mil toneladas. "Há ainda a expectativa de um resultado de 10% dos granéis líquidos (combustíveis, solventes etc), ainda não contabilizados", informou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado