Economia
Copom: sinais vindos da demanda e da atividade são compatíveis com política monetária, diz ata
O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou, na ata da sua mais recente reunião, que os sinais de desaceleração da demanda e atividade econômica até agora são compatíveis com a política monetária. O documento foi divulgado nesta terça-feira, dia 5.
"De modo geral, observa-se uma certa moderação de crescimento, corroborando o cenário delineado pelo comitê. Tal moderação, necessária para a abertura de hiato e a convergência da inflação à meta, se coaduna com uma política monetária contracionista", diz a ata.
Por um lado, o comitê menciona uma moderação "mais nítida" do mercado de crédito. Programas como o novo consignado privado têm mostrado menor impacto que o esperado por alguns analistas do mercado. Além disso, há uma queda nas concessões e aumento nos juros e inadimplência do crédito livre, afirma.
"Tendo em vista o calendário de implementação nesta linha de crédito, bem como o efeito em outras modalidades da introdução e retirada de impostos, o comitê avalia que deve acompanhar atentamente as próximas divulgações dos dados de crédito", observa o Copom.
Na outra ponta, o mercado de trabalho continua dinâmico tanto do ponto de vista da renda, como do emprego, com queda da taxa de desocupação a níveis historicamente baixos. Esse setor mantém um suporte ao consumo e à renda, diz o comitê.
"Em momentos de inflexão no ciclo econômico, é natural que se observem sinais mistos advindos de indicadores econômicos, alguns antecedentes, outros defasados, como também de comparações entre mercados, por exemplo, os mercados de crédito e de trabalho", afirma o Copom.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas