Economia
PMI industrial do Brasil cai a 48,2 em julho e tem 3ª contração consecutiva, mostra S&P
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Brasil recuou de 48,3 pontos em junho para 48,2 em julho, informou nesta sexta-feira, 1º de agosto, a S&P Global. Foi a terceira leitura consecutiva do indicador abaixo dos 50 pontos, o que indica contração da atividade.
Segundo a S&P, houve recuo "sólido" no volume de novos pedidos, dada a retração da demanda em meio ao menor interesse de pedidos por parte de clientes da América do Sul, Reino Unidos e Estados Unidos.
"As condições operacionais já desafiadoras no setor industrial do Brasil foram exacerbadas pelo anúncio de uma tarifa de 50% sobre as exportações para os EUA. As empresas identificaram esse obstáculo como prejudicial ao desempenho das exportações e um entrave significativo às expectativas de negócio", escreveu em nota a diretora associada de Economia da S&P, Pollyana de Lima.
Ela acrescenta que esse recuo na demanda significou um "efeito dominó" em todo o setor industrial, refletido em contração nas vendas, produção, nível de compra e nos estoques. "Embora a liberação de pedidos em atraso tenha amortecido um pouco a queda na produção por enquanto, há um risco de que a retração possa se acelerar nos próximos meses caso não haja recuperação de novos pedidos", considera.
A despeito desse cenário negativo, os participantes da pesquisa relataram um pequeno aumento nos níveis de emprego, dado o preenchimento de algumas vagas temporárias. "O otimismo em relação às perspectivas de produção para o próximo ano foi mantido, embora com preocupações crescentes no que diz respeito a questões políticas, orçamentos restritos de clientes, acesso limitado ao crédito e as implicações da política tarifária dos EUA", diz Pollyana de Lima.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.
-
5
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório