Economia
Temos que buscar mais integração e parceria com os EUA, diz Haddad sobre tarifas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 31, uma maior integração entre Brasil e Estados Unidos, ao falar da possibilidade de afastamento comercial entre os países com a vigência da tarifa de 50% sobre parte da pauta exportadora para os norte-americanos. A taxa proibitiva inibe o comércio de diferentes setores.
"Nós temos que buscar mais integração, mais parceria. Em 2003, o comércio com os Estados Unidos representava 25% das nossas exportações, hoje representa apenas 12%. Em vez de crescer, nós diminuímos. E nós temos que buscar mais integração, não menos. Essa atitude tarifa vai nos afastar, porém nós queremos aproximação", disse o ministro.
Ele reforçou ainda que o governo está "no ponto de partida" da negociação com os EUA sobre pontos comerciais, longe do cenário considerado satisfatório, apesar das exceções ao tarifaço em setores importantes. "Algumas das nossas observações evidentemente foram apreciadas e contempladas, mas nós estamos longe do ponto de chegada", afirmou.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência