Economia
Tarifa de 50% sobre cobre se soma ao tarifaço de Trump contra importações
Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta, 30, a tarifa de 50% sobre importações de cobre e derivados a partir de 1º de agosto. Segundo a Casa Branca, a medida se soma a outras tarifas já vigentes contra produtos estrangeiros, em especial as tarifas recíprocas previstas em decreto executivo anterior assinado pelo presidente Donald Trump.
A nova tarifa incidirá exclusivamente sobre o conteúdo de cobre dos produtos importados, que também estarão sujeitos a outros impostos e tarifas conforme regulamentos recentes assinados por Trump relacionados à segurança nacional e combate ao tráfico de drogas, como o fentanil.
Além disso, o governo americano planeja ampliar o escopo das tarifas para incluir outros derivados do cobre em até 90 dias, seguindo modelos já usados para alumínio e aço. O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, fará avaliações periódicas para monitorar o impacto das importações no mercado doméstico e na segurança nacional, podendo recomendar novas ações ao presidente Trump.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil