Economia
Opep nega que próxima reunião decida sobre produção e critica especulações na imprensa
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmou nesta sexta-feira, 25, que o Comitê Ministerial Conjunto de Acompanhamento (JMMC, na sigla em inglês), cuja próxima reunião está prevista para 28 de julho, segunda-feira, "não possui autoridade para decisões sobre níveis de produção". Segundo a organização, o papel do comitê se limita a "monitorar a conformidade com os ajustes de produção e revisar as condições gerais de mercado".
A nota responde a notícias recentes da imprensa que associam o encontro a possíveis mudanças na oferta. "As alegações que vinculam a reunião do JMMC a alterações na produção ou ajustes voluntários pelo 'Grupo dos Oito' são imprecisas e estão fora de seu mandato", pontuou a Opep em publicação no X.
Mais cedo, a Reuters afirmou, citando quatro delegados da Opep sob anonimato, que um painel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) provavelmente não alteraria, na reunião de segunda-feira, planos existentes de aumento da produção de petróleo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico