Economia
É desnecessário BCE revisar mandato e aumentar confiança na instituição é desafio, diz Makhlouf
É desnecessário alterar o mandato do Banco Central Europeu (BCE), que funciona bem e deve permanecer como está, mas a instituição enfrenta um desafio para aumentar os níveis de confiança do público e dos políticos em seu trabalho, afirmou o presidente do Banco Central da Irlanda, Gabriel Makhlouf, que também é integrante do BCE.
Makhlouf, que participou há pouco de um painel na França sobre o tema "O mandato dos bancos centrais deve ser revisto?", disse haver uma crescente polarização entre políticos e banqueiros centrais. Ele mencionou como exemplo os recentes ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmando que "isso mina ativamente a confiança nos bancos centrais ao redor do mundo".
O presidente do BC irlandês afirma que o mundo mudou e que os banqueiros centrais precisam estar preparados para se comunicar com "o público, as empresas e as famílias, utilizando todos os meios disponíveis". Ele destacou que esta responsabilidade cabe tanto aos bancos centrais quanto aos sistemas políticos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados