Economia
Não considerei reação do mercado ontem exagerada, diferente de dezembro de 2024, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta sexta-feira, 23, que não considera exagerada a má reação do mercado financeiro ao anúncio de mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi feito na quinta (22) pelo governo federal. Após essa reação negativa, o governo recuou em parte das mudanças.
"Eu não o considero exagerado. É bastante diferente do que aconteceu em dezembro quando houve anúncio da isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil. Em dezembro teve aquela reação exagerada que depois acomodou", disse o ministro em entrevista coletiva no gabinete do ministério da Fazenda em São Paulo.
Haddad considerou que, após o anúncio da isenção do IR, de dezembro, houve "desinformação", o que não ocorreu desta vez. "Ao contrário: houve uma reação informando corretamente as implicações. Se não tivesse a questão técnica, não seria revisto. Havia uma questão técnica a ser discutida. E eu repito, a Fazenda faz isso, rotineiramente."
O pronunciamento de Haddad foi convocado nesta sexta pela manhã pelo Ministério da Fazenda. Conforme explicou Haddad, ele decidiu se pronunciar antes da abertura dos mercados para evitar novos ruídos. "Dada a repercussão, nós precisamos ser rápidos na revisão, porque, ao contrário das outras decisões que nós tomamos, nós tínhamos um tempo maior para rever", frisou o ministro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados