Economia
BoE corta juro básico em 25 pontos-base, a 4,25%, apesar de incertezas tarifárias
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) reduziu sua taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 4,25%, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, apesar das incertezas dos efeitos da política tarifária dos EUA.
A decisão, que veio em linha com a expectativa de analistas compilados pelo Broadcast, marcou o quarto corte de juros pelo BoE desde agosto do ano passado, quando o BC britânico deu início a um ciclo de afrouxamento de sua política. Em março, a taxa básica ficou inalterada em 4,5%.
A retomada do relaxamento monetário pelo BoE contrasta com a postura de outros bancos centrais, como o Federal Reserve (Fed, dos EUA), o Riksbank (da Suécia) e o Norges Bank (da Noruega), que optaram por manter os juros nos níveis atuais neste mês para avaliarem melhor os impactos das tarifas impostas pelo governo Trump.
Há expectativas de que o Reino Unido assine nesta quinta-feira um acordo comercial com os EUA, tornando-se o primeiro país a fazê-lo desde que Washington impôs tarifas "recíprocas" às importações globais no mês passado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico